Manaus 30º • Nublado
Quarta, 30 Novembro 2022

Ciência e informação: conheça 11 podcasts de divulgação científica

music-pixabay

O hábito de escutar podcasts tem crescido significativamente no país, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Uma pesquisa realizada pelo Grupo Globo em parceria com o Ibope, aponta que aponta que 57% da população começou a ouvir programas de áudio no último ano. São diversos tipos de conteúdos e assuntos com nichos para todos os gostos e faixas etárias que podem ser escutados a qualquer hora – e que se ouve em meio a outras atividades.

Um dos nichos de podcast que acompanhou o crescimento do meio, foi o científico. De acordo com a PodPesquisa 2019-2020, realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (abPod), a ciência é o terceiro assunto mais procurado pelos brasileiros, ficando atrás apenas de cultura pop e comédia.

O Portal Amazônia encontrou 11 podcasts que tem em comum a disseminação e popularização do conhecimento científico na sociedade. Conheça:

1. PodSerCiência

Lançado em janeiro de 2022 pela Universidade Federal de São Paulo, o PodSerCiência tem como objetivo contar histórias de vida de quem faz e vive ciência.

De periodicidade mensal, o podcast já possui dois episódios. O primeiro, 'Horta Comunitária', debate sobre um projeto que visa promover a educação alimentar e nutricional, o 'Plantando Mais que Vegetais'. Já o segundo episódio, intitulado 'Literatura é Ciência?', conta experiências acadêmicas de um aluno de graduação.

O programa está disponível nas plataformas digitais Anchor, Spotify e Google Podcast.
Foto: Reprodução/Unifesp

2. Ciência suja

Produzido  no formato true crime (crimes reais ), o Ciência Suja aborda o valor da ciência por meio do seu mau uso, contando histórias de fraudes científicas que geraram grandes prejuízos para a sociedade, além de mostrar como a própria ciência resolveu esses crimes. 

O podcast é apresentado pelos jornalistas especializados na área de saúde e divulgação científica Theo Ruprecht e Thaís Manarini. Além de apresentar o problema, o programa entrevista pessoas envolvidas na trama e especialistas no assunto para trazer desdobramentos até os dias atuais.

Está disponível nas principais plataformas de podcast.

Foto: Reprodução/Ciência Suja

3. Alô, ciência?

Lançado em 2016, o podcast Alô, ciência? possui um formato de entrevista e chama profissionais de diferentes áreas para debater o assunto do dia. Possui vários episódios focados em evolução, apesar de transitar em outras áreas. Por exemplo, o episódio 122 possui o tema "A Amazônia vai virar savana?".

Está disponível nas principais plataformas de streaming.

Foto: Reprodução/Alô, Ciência?

4. Tanimbuca

Desenvolvido pelo Instituto Nacinal de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e apresentado pelo o biólogo Gabriel Verçoza e pela estudante de jornalismo Marcela Estrella, o Tanimbuca surge com o intuito de contar sobre "as pesquisas desenvolvidas na Amazônia, para a Amazônia".

Atualmente, o projeto possui apenas um episódio, encontrado nas principais plataformas de streaming.

Foto: Reprodução/Instagram-

5. Dragões de garagem 

Com dez anos de história, o podcast Dragões de garagem foi lançado em 2012  e tem a missão de divulgar a ciência de forma abrangente e interessante, mostrando a importância desse corpo de conhecimento no dia a dia social e profissional.

Ocorre em mesas-redondas de discussão ou em formato de storytelling. Está disponível nas principais plataformas de streaming.

Foto: Reprodução/Dragões de garagem

6. Fronteiras da Ciência 

Lançado em 2010, o podcast Fronteiras da Ciência tem como objetivo democratizar a ciência através de mesa-redonda, explicando como funciona a ciência de forma descontraída, no qual cientistas conversam sobre assuntos do momento e tentam preencher as lacunas deixadas pelo sistema educacional. 

Disponível nas principais plataformas de streaming.
Foto: Reprodução/Fronteiras da Ciência

7. 37 graus

 O podcast 37 Graus aborda a ciência existente por trás das histórias, paisagens, culturas e acontecimentos do Brasil, sempre com uma perspectiva humana, retratando personagens por meio de cenas, ambientações, trilhas e entrevistas. É apresentado pela jornalista Bia Magalhães e pela bióloga Sarah Azoubel.

Possui episódios de meia hora e está disponível nas principais plataformas de streaming.

Foto: 37 graus/Reprodução

8. Ciência de A a Z

O podcast Ciência de A a Z é produzido e comandado pelo biólogo e doutor em zoologia Diego Santana. Através de sua vivência em pesquisas de campo e visitas em escolas, ele encontrou a ideia para o programa, com o objetivo de não apenas informar assuntos científicos, mas, principalmente, abordar os diferentes saberes da humanidade que passam por estas discussões.

Está disponível nas principais plataformas de streaming.

Foto: Reprodução/Ciência de A a Z

9. SciCast

Com quase 400 episódios, o SciCast tem como intuito divulgar ciência massivamente à todas as pessoas, cientistas ou não, de forma clara e descomplicada, sem abrir mão da profundidade, tanto na abordagem do tema quanto do debate.

Está disponível nas principais plataformas de streaming.

10. A terra é redonda

Produzido pela Revista Piauí, o podcast de ciência A terra é redonda é apresentado por Bernardo Esteves e focado em assuntos de ciência e meio ambiente, com debates aplicando as discussões em políticas públicas. 

Disponível nas principais plataformas de streaming.

Foto: Reprodução/A terra é redonda

11. SciTalk 

O podcast SciTalk debate temas científicos complexos de forma rápida, direta e descomplicada em episódios que duram em torno de 10 minutos. Foi criado em 2019 pelo neurocientista Luiz Hendrix e tem como objetivo divulgar a ciência de forma acessível para todos.

Disponível nas principais plataformas de streaming.

Foto: Reprodução/SciTalk

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 30 Novembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/