Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Professor do Amazonas é premiado por podcast de lendas amazônicas

O folclore amazônico sempre permeou o imaginário do povo amazonense, sendo repassado de gerações a gerações. Agora, personagens como Curupira, Boto e Cobra Grande terão suas histórias narradas também para todo o Brasil, por meio do podcast "Pavulagem – Contos da Floresta". Idealizada pelo professor de Educação Física da rede estadual, Maickson dos Santos Serrão, a produção foi uma das premiadas pelo Sound-Up, iniciativa lançada pelo Spotify para incentivar a criação de podcasts por pessoas negras e indígenas no país.

Com o feito, o educador da Escola Estadual (EE) General Sampaio foi premiado com US$ 4,5 mil, valor que deverá ser investido no desenvolvimento do "Pavulagem – Contos da Floresta", único representante da região Norte a chegar na final da disputa.

Foto: Divulgação

 Premiação

Além do prêmio em dinheiro, há a possibilidade ainda de Maickson ser contratado pelo Spotify. "É uma honra poder levar o nome da região, por toda a trajetória que trilhei no programa e por ser um estreante no universo dos podcasts", destacou o professor.

Sem previsão de estreia, a produção é narrativa, totalmente roteirizada. Nela, Maickson aborda histórias do folclore amazônico e, em cada episódio, conta com a presença de três contadores relacionados ao tema. "No primeiro [episódio], por exemplo, trago a história da Curupira Mãe da Floresta, com os narradores pontuando suas experiências com a guardiã", explicou o educador.

De acordo com ele, o podcast foi pensado para fazer a catalogação e preservação da cultura oral de contação de histórias das comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia. "Os contadores são pessoas geralmente mais velhas e, quando morrem, levam consigo esses saberes. A pandemia só reforçou a urgência desse registro, além de ser uma oportunidade de ampliar essas vozes e torná-las conhecidas no resto do Brasil", reforçou Maickson.

 Sobre o podcast

O podcast "Pavulagem – Contos da Floresta" é um podcast por temporadas, com dez episódios cada. A primeira delas está em construção e contará a história de personagens como Curupira Mãe da Floresta, Jurupari, Cobra Grande, Boto e Iara, dentre outras figuras do folclore amazônico.

Veja mais notícias sobre CulturaEducaçãoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários: 2

Carolina em Quinta, 17 Junho 2021 17:23

Não tem no spotify? Pois com o nome informado não encontrei.

Não tem no spotify? Pois com o nome informado não encontrei.
Renan Santos em Segunda, 12 Setembro 2022 10:02

Achei como Pavulagem, os seres encantados da floresta. O primeiro episódio é Curupira, a mãe da mata.

Achei como Pavulagem, os seres encantados da floresta. O primeiro episódio é Curupira, a mãe da mata.
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/