Produção foi premiada em iniciativa de incentivo a criação de podcasts por pessoas negras e indígenas
O folclore amazônico sempre permeou o imaginário do povo amazonense, sendo repassado de gerações a gerações. Agora, personagens como Curupira, Boto e Cobra Grande terão suas histórias narradas também para todo o Brasil, por meio do podcast “Pavulagem – Contos da Floresta”. Idealizada pelo professor de Educação Física da rede estadual, Maickson dos Santos Serrão, a produção foi uma das premiadas pelo Sound-Up, iniciativa lançada pelo Spotify para incentivar a criação de podcasts por pessoas negras e indígenas no país.
Com o feito, o educador da Escola Estadual (EE) General Sampaio foi premiado com US$ 4,5 mil, valor que deverá ser investido no desenvolvimento do “Pavulagem – Contos da Floresta”, único representante da região Norte a chegar na final da disputa.
Premiação
Além do prêmio em dinheiro, há a possibilidade ainda de Maickson ser contratado pelo Spotify. “É uma honra poder levar o nome da região, por toda a trajetória que trilhei no programa e por ser um estreante no universo dos podcasts”, destacou o professor.
Sem previsão de estreia, a produção é narrativa, totalmente roteirizada. Nela, Maickson aborda histórias do folclore amazônico e, em cada episódio, conta com a presença de três contadores relacionados ao tema. “No primeiro [episódio], por exemplo, trago a história da Curupira Mãe da Floresta, com os narradores pontuando suas experiências com a guardiã”, explicou o educador.
De acordo com ele, o podcast foi pensado para fazer a catalogação e preservação da cultura oral de contação de histórias das comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia. “Os contadores são pessoas geralmente mais velhas e, quando morrem, levam consigo esses saberes. A pandemia só reforçou a urgência desse registro, além de ser uma oportunidade de ampliar essas vozes e torná-las conhecidas no resto do Brasil”, reforçou Maickson.
Sobre o podcast
O podcast “Pavulagem – Contos da Floresta” é um podcast por temporadas, com dez episódios cada. A primeira delas está em construção e contará a história de personagens como Curupira Mãe da Floresta, Jurupari, Cobra Grande, Boto e Iara, dentre outras figuras do folclore amazônico.