No último ano, o município de Borba teve um aumento de 114,52% no número de turistas que visitaram a cidade
Fundado em 1728, o município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus) está localizado na margem direita do Rio Madeira. Com 42 mil habitantes, as maiores atrações da cidade ficam por conta das piscinas naturais e da maior celebração religiosa do estado: a festa de Santo Antônio, realizada anualmente no mês de junho.
Borba foi a primeira vila criada em território amazonense e está inserida na microrregião do Madeira, que ainda abrange os municípios de Apuí, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã. Só é possível chegar ao município, saindo de Manaus, de barco ou de avião.
Entre os seus destaques, estão as piscinas naturais. O balneário mais conhecido da cidade é o Balneário do Lira, que conta com duas piscinas de água doce. E no Balneário do Rio Mapiá é possível nadar nas águas do Rio Mapiá e contemplar a riqueza da natureza bem preservada do local.
É no mês de junho que a cidade tem o seu maior movimento turístico. Do dia 1º ao dia 13, o município celebra a festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Durante as duas semanas de festejo, procissões, promessas e arraiais são realizados em homenagem ao santo casamenteiro.
Em 2022, o governo do Amazonas sancionou a Lei 5.975/2022, que declara o festejo de Santo Antônio como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas. De acordo com o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, o turismo religioso atraiu 6.700 turistas para o estado em 2022.
“Podemos ver o crescimento contínuo do turismo no Amazonas, em Borba, por exemplo, o segmento religioso mais que dobrou no ano passado em comparação com 2021, saindo de 1.784 turistas para 3.827”
pontuou o presidente da Amazonastur
Iona Ribeiro, 24, nasceu e cresceu no município. Para ela, os atrativos da cidade vão além da festa de Santo Antônio e garante que a tranquilidade de morar no interior é maior.
“Morar em Borba nos proporciona ter uma vida mais tranquila e garante uma rotina menos estressante. É notável os avanços que o município recebeu nos últimos anos, o que torna a cidade mais acolhedora”
avaliou a moradora.
Como ir de Manaus a Borba?
A forma mais barata para ir de Manaus à Borba é de barco ou lancha, que dura em média 12 horas, com saídas duas vezes por semana, às segundas e sextas. Também é possível ir de avião, que já possui voos comerciais que funcionam em poucos dias durante a semana. Durante os períodos do festejo, o número de barcos e lanchas podem intensificar.