Manaus 30º • Nublado
Domingo, 17 Outubro 2021

Borba

borba-e1541695098318
Foto: Divulgação

A cidade de Borba, localizada no interior do Amazonas e distante 150.8 quilômetros em linha reta da capital Manaus, foi fundada pelo Jesuíta Português o padre João Sampaio membro da Companhia de Jesus. Borba foi a primeira vila criada em território amazonense, originou-se da Aldeia do Trocano, e foi fundada em 1728, ou pouco mais tarde, pelo Frei João Sampaio. Habitavam primitivamente a região os índios Muras.

No ano de 1833, Borba perde a categoria de Vila, passando à Freguesia, com a denominação de Araretama. Em 1857, Borba volta à condição de vila e, conseqüentemente, sede do município. Em 1858, perde novamente a Categoria de Vila. Em 1877, é restabelecida a vila e volta a ser sede do município. Em 1886, mais uma vez é extinto o município. Em 1888, fica definitivamente criado o município de Borba, com território desmembrado de Manaus. Em 1928, a sede do município é elevada à categoria de cidade. 

A cidade é conhecida por ser um dos destinos de turismo religioso mais procurados no Amazonas. No mês de junho é realizada a tradicional festa de Santo Antônio, padroeiro do município. Fora do circuito religioso, as atrações são o complexo do balneário do Lira e os balneários do Puxurizal e Mapiá.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZB.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/