#Série – Atividades ao ar livre: 7 lugares para fazer atividade física em São Luís

Com acesso gratuito e diferentes estruturas, alguns ambientes atendem tanto quem busca exercícios leves quanto aqueles que preferem treinos mais intensos em São Luís.

Parques, praças, avenidas e áreas verdes em São Luís do Maranhão têm se transformado em espaços de lazer e prática esportiva para a população. A cidade dispõe de locais que oferecem desde pistas de caminhada e academias ao ar livre até áreas mais amplas para esportes coletivos.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Com acesso gratuito e diferentes estruturas, esses ambientes atendem tanto quem busca exercícios leves quanto aqueles que preferem treinos mais intensos. São opções que unem saúde, convivência e contato com a natureza.

Leia também: #Série l A cara da Amazônia: 5 animais que são a cara do Maranhão

Pensando na busca por hábitos mais saudáveis e a valorização do contato com a natureza, o Portal Amazônia prepara uma série com foco em encontrar locais ideais nas capitais da Amazônia Legal para quem quer melhorar a qualidade de vida. Confira as opções em São Luís:

Parque da Vila Palmeira

Localizado na Avenida dos Franceses, o Parque da Vila Palmeira conta com cerca de 40 mil metros quadrados dedicados ao lazer e esporte. Entre os espaços disponíveis estão pista de caminhada, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, campo de futebol, lago artificial, pista de skate, quiosques, fonte luminosa e playground.

O local é um dos mais populares de São Luís e funciona todos os dias, da manhã até a noite, e também recebe projetos comunitários que oferecem aulas gratuitas em determinados horários. No local é possível encontrar água e banheiros químicos gratuitamente.

Foto: Divulgação/ Governo do Maranhão

Parque Ecológico da Lagoa da Jansen

O Parque da Lagoa da Jansen está situado entre os bairros São Francisco, Renascença e Ponta do Farol, em área de fácil acesso. O local oferece ciclovia, pista de caminhada, quadras poliesportivas, quiosques e espaço para recreação infantil.

O ambiente é bastante utilizado por moradores dos bairros próximos, em diferentes horários do dia, para atividades individuais e coletivas. Com a sua revitalização este ano, o espaço ganhou mais banheiros públicos ao longo do seu percurso.

Leia também: Ana Jansen: de aristocrata à lenda urbana maranhense

Foto: Brunno Carvalho/Governo do Maranhão

Parque São João Paulo II

Na Avenida Senador Vitorino Freire, no Centro de São Luís, o Parque São João Paulo II reúne jardins, parquinhos, quadras esportivas e áreas abertas para eventos. As pistas de caminhada complementam a estrutura para quem busca exercícios ao ar livre em região central.

O acesso é gratuito e o funcionamento ocorre diariamente, favorecendo a utilização por moradores de diversos bairros da capital. O espaço possui bebedouros e banheiros públicos.

Parque São João Paulo II em São Luís (MA)
Foto: Divulgação/ Governo do Maranhão

Parque Estadual do Bacanga

O Parque Estadual do Bacanga é uma unidade de conservação ambiental que também funciona como área de lazer. O espaço abriga trilhas e áreas verdes que podem ser utilizadas para caminhadas, passeios e observação da natureza.

Embora não possua banheiros e bebedouros públicos, a presença de fauna e flora contribui para a sensação de frescor, tornando-se um dos principais espaços de contato direto com a natureza em São Luís.

Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Sítio Rangedor (Parque do Rangedor)

Localizado no bairro Calhau, o Sítio Rangedor é uma área de preservação que se tornou parque urbano aberto à população. O espaço oferece caminhos internos, pistas para corrida e caminhada, além de áreas de convivência.

Com grande cobertura vegetal, o parque possibilita práticas esportivas em ambiente arborizado sem sair do perímetro urbano. O espaço possui banheiro público, mas não há confirmação sobre bebedouros públicos no espaço.

Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Parque da Família da Vila Palmeira

No bairro Vila Palmeira, o antigo Parque Folclórico foi transformado em 2022 no Parque da Família. O projeto previu pista de caminhada, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, brinquedos infantis, paisagismo renovado, banheiros e mobiliário urbano.

A proposta é oferecer uma área ampla de uso comunitário, com estrutura para esporte, lazer e convivência. O local possui bebedouros públicos

Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Avenida Litorânea

A Avenida Litorânea é um dos pontos mais frequentados para atividades físicas em São Luís. Com vista para o mar, o local dispõe de calçadões utilizados para caminhada, corrida e ciclismo.

Em algumas ocasiões, parte da pista é interditada para veículos, garantindo maior segurança para os praticantes ao modelo do que é feito em Manaus com a Faixa Liberada.

O espaço é usado tanto por esportistas individuais quanto por grupos de amigos e famílias, mas não tendo disponibilidade de bebedouro e banheiros públicos. Há quiosques ao longo do espaço que possuem banheiros.

Foto: Divulgação/ Governo do Maranhão

Confira outras cidades da série:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade