A cidade mais indígena do Brasil, São Gabriel da Cachoeira comemora 131 anos
São Gabriel da Cachoeira comemora hoje (3) seus 131 anos de emancipação da cidade. Há 850n km da capital do estado, Manaus, o município fica situado na região do Alto Rio Negro, próximo de Santa Isabel do Rio Negro e Japurá, além de fazer fronteira com os países Colômbia e Venezuela.
De acordo com o IBGE (2010), 76.60% da população consideram indígenas, ocupando cerca de 80% do município. Cerca de 23 povos indígenas estão presentes no território, onde falam aproximadamente 20 línguas indígenas diferentes.
A história do município tem seus primeiros registros em 165, quando os jesuítas fundaram na foz do rio Tarumã, um aldeamento de índios e, após a expulsão dos jesuítas da Amazônia, a aldeia ficou abandonada.
Em 1668, o Franciscano Frei Teodósio e o Capitão Pedro da Costa Favela fundaram uma nova povoação à margem do Rio Negro, nas proximidades da foz do rio Aruím. Nos últimos anos do séc. XVII vários outros povoados são criados pelos religiosos que catequizavam os índios.
Por volta de 1695, chegaram os missionários carmelitas ao Rio Negro, onde criaram vários povoados.
Em 1759-60, estabelece-se na região um destacamento militar, que constrói um forte. Forma-se em torno dele uma povoação reconhecida em 1833, com o nome de São Gabriel.
Em 25.06.1833, no local onde se construiu o Forte de São Gabriel, surgiu pouco mais tarde a povoação que tomou o mesmo nome de forte e que foi elevada à sede da Freguesia.
Veja mais notícias sobre Amazônia.
Comentários: