Vídeo: Puma é avistado no Parque Nacional Serra do Divisor em Loreto, no Peru

Durante patrulhas no setor de Cashioya, os guardas florestais conseguiram capturar um vídeo e fotos do animal passando pela área.

A conservação de puma em áreas como o Parque Sierra del Divisor é vital para manter a saúde do ecossistema amazônico. Foto: Reprodução/Sernanp

Durante um exercício de monitoramento de rotina da flora e fauna no Parque Nacional Serra do Divisor (PNSDV), na região de Loreto, no Peru, um puma ou onça-parda (Puma concolor) foi avistado no setor Cashioya, refletindo a rica biodiversidade deste ecossistema amazônico.

Leia também: Conheça a onça-parda, o segundo maior felino do Brasil

Capturado em vídeo e fotografias pelos guardas florestais, este momento reflete o trabalho duro e marca um avanço significativo nos esforços de conservação do parque.

“Foi um momento mágico que reafirma nossa missão de proteger este ambiente natural “, disse Erick Gutiérrez Holguín, um dos guardas do parque.

Este não é o primeiro registro desta espécie. Em 2023, sua presença foi registrada em diversas áreas durante o monitoramento biológico. Em 2024, armadilhas fotográficas em zonas de regeneração no setor Callería documentaram tanto o puma quanto a onça-pintada (Panthera onca), destacando a necessidade de proteger áreas degradadas.

Leia também: Armadilhas fotográficas são amplamente usadas para monitorar a biodiversidade da Amazônia

Predador de topo

A presença do puma, como predador de topo, é um indicador do estado de conservação do parque, que se mantém em 99,97%, dados que refletem os esforços contínuos das autoridades ambientais.

Este registro simboliza o comprometimento coletivo dos guardas florestais, que trabalham para proteger esse patrimônio natural.

“Isso nos motiva a continuar trabalhando para conservar a biodiversidade, demonstrando que nossos esforços estão dando frutos”, acrescentou Gutiérrez.

*Com informações da Agência Andina

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Desintrusão da Terra Indígena Arariboia gera R$ 956 mil em infrações

O plano apresentado pelo governo federal para desocupação da Terra Indígena já foi aprovado pelo STF. 

Leia também

Publicidade