Projeto de ponte que ligará Brasil à Bolívia “está 100% pronto”, revela Ministro dos Transportes

Em Rondônia, Renan Filho anunciou um pacote de investimentos para a infraestrutura viária de Rondônia.

Após o anúncio da abertura da licitação para contratação da empresa responsável pela construção da Ponte Binacional, que irá interligar o Brasil à Bolívia, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, revelou, em entrevista à Rede Amazônica em Rondônia, que o projeto de construção da ponte está “100% pronto”.

“Nós estamos com o projeto 100% pronto. Hoje, na cúpula da Amazônia, ele [Presidente Lula] vai ter uma reunião bilateral com o presidente boliviano e certamente, tratarão da construção dessa ponte”, revelou Renan Filho.

A idealização da construção da ponte é feita há cerca de 15 anos e desde então, comissões de elaboração e incentivo são realizadas.

Ponte será construída sobre o rio Mamoré, em Guajará-Mirim (RO). Foto: Késia Fernanda

Um dos principais objetivos da construção é agilizar a exportação de produtos da Região Norte e Sudeste do país para a Bolívia, Peru e Chile, sendo também essencial para a saída para o pacífico. A Ponte será construída sobre o rio Mamoré, na rodovia BR-425.

De acordo com Renan Filho, as obras devem ter início ainda no primeiro semestre de 2024. “Soltando a licitação ainda no segundo semestre, a ideia é ter seis meses pra refinar o projeto executivo da obra e iniciar as obras do primeiro semestre do ano que vem”, disse.

A proposta para criação da ponte foi enviada pelo Governo de Rondônia e está entre as cinco propostas prioritárias que foram entregues na Plenária Estadual do Plano Plurianual (PPA) participativo. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade