Kaieteur Falls: cachoeira na Guiana é cinco vezes maior que as Cataratas do Niágara

Com aproximadamente 226 metros de altura e 100 metros de largura, a catarata foi encontrada por um geólogo britânico em 1867.

A Kaieteur Falls, conhecida como as Cataratas de Kaieteur, fica localizada na região de Potaro–Siparuni, no escudo da Guiana. É considerada a maior cachoeira de queda única e a sexta maior cachoeira do mundo, recebendo ao menos 6 mil visitas todos os anos.

O rio Potaro se transforma em uma queda d’água com aproximadamente 226 metros de altura e 100 metros de largura. Por conta disso, curiosamente, a Kaieteur é cinco vezes mais alta que as cataratas mais conhecidas como a Niágara, localizada na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. O ponto turístico fica dentro do Parque Nacional de Kaieteur.

A cachoeira foi encontrada pelo geólogo e explorador britânico C. Barrington Brown, que viajou pela primeira vez na área em 1867. A cachoeira provavelmente foi apresentada por membros do Patamona, um povo indígena que vivia há muito tempo naquele território. 

Foi apenas em 1929 que o governo britânico, que na época governava a região, firmou um parque nacional ao redor da cachoeira para proteger a área. Tal decisão foi o primeiro ato de conservação no Caribe ou na América do Sul.

Foto: Reprodução / Wiki Commons

Uma história envolvendo a queda d’água intriga os visitantes. Segundo uma lenda, a nome Kaieteur foi dado em homenagem a ‘Kaie’, um líder indígena que vivia acima do rio Potaro. Para salvar seu povo sob ataque de uma tribo inimiga, o líder teria se sacrificado ao grande espírito Makonaima ao atirar-se das quedas d’água.

Foto: Reprodução / Wiki Commons

Como chegar?

Para chegar às cataratas, é preciso pegar um voo em Lethem, com duração de 1 hora e depois percorrer uma trilha de mais ou menos 20 minutos de caminhada, onde é possível encontrar cogumelos, flores exóticas, bromélias e até plantas carnívoras. Uma das plantas do local é chamada de ‘Cufa’, resistente, quase inquebrável, é bastante usada na região para a fabricação de móveis.

Leia também: Lethem: cidade da Guiana oferece muito mais que compras baratas

A excursão inclui três mirantes com vistas para a cachoeira. O primeiro, chamado de ‘Boy Scout’s View‘ fica bem ao lado das cataratas, proporcionando inclusive o contato do visitante com a água do Rio Potaro. A segunda parada é o ‘Rainbow View‘, que recebe esse nome devido ao arco-íris formado nos dias de sol, é o ponto favorito dos turistas.

O último mirante é o ‘Falls Top‘, onde os turistas estarão bem acima da ‘Kaietour Falls‘ e poderão ver a água cair para dentro da impressionante garganta. Neste ponto, encontram-se várias Bromélias, algumas chegam a 3 metros de altura. 

É dentro delas que costuma viver um animal bastante famoso no local: o ‘Golden Frog’, um minúsculo sapo-dourado e venenoso que chama a atenção dos turistas. Ele se alimenta de insetos que caem na água acumulada no copo das plantas.

E aí? Você conhece outras cachoeiras impressionantes na Amazônia?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

STF exige regulamentação do poder de polícia da Funai até janeiro de 2025

Na decisão, foi ressaltada a importância da regulamentação para a proteção dos territórios indígenas e que a atuação da Funai não exclui a competência de outros órgãos ambientais, como o Ibama.

Leia também

Publicidade