Foto: Divulgação/Agência Andina
Um carregamento de equipamentos e suprimentos de segurança foi entregue aos comitês de monitoramento de 16 comunidades indígenas localizadas na Reserva Comunal El Sira, na região de Ucayali, no Peru. A entrega foi feita pelo Ministério do Meio Ambiente (Minam) do país vizinho.
Essas ferramentas tecnológicas e equipamentos de proteção individual permitirão que comunitários da Reserva Comunal El Sira reforcem seus esforços de vigilância nessa área natural, que possui mais de 616.000 hectares de florestas e abriga mais de 1.000 famílias dos grupos étnicos Ashininka, Ashaninka e Shipibo-Conibo.
Leia também: Conheça o povo Ashaninka, os anfitriões dos indígenas Kayapó
Por meio do Programa Nacional de Conservação Florestal para Mitigação das Mudanças Climáticas, o setor entregou um lote de mercadorias composto por 5 laptops, 4 câmeras, 12 pares de botas militares, 160 pares de botas de borracha, 160 camisas de manga comprida e 160 camisas polo de manga comprida, entre outros itens.
“Esses dispositivos permitirão que os comitês de vigilância comunitária otimizem seus esforços de monitoramento, registrem melhor os incidentes e patrulhem áreas de difícil acesso na Reserva Comunitária El Sira”, destacou Bruno Fernández, Coordenador Zonal do Programa Florestal em Atalaya.

Leia também: Peru habilita 36 estabelecimentos nacionais para exportar material genético animal
O Ministério do Meio Ambiente (Minam) informou que o equipamento fornecido representa um investimento de cerca de S/ 100.000 (moeda peruana) e foi recebido pelo presidente da EcoSira (Executora do Contrato de Gestão da Reserva Comunal El Sira), José Vásquez, que destacou que ele também permitirá o monitoramento das atividades produtivas realizadas pelas comunidades, juntamente com seus planos de negócios, para garantir o cumprimento adequado de seus compromissos de conservação.
Comunidades indígenas se unem pela conservação das florestas
A iniciativa EcoSira, gerida em conjunto com o SERNANP (Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas), administra a reserva comunal, uma área que abrange territórios nas regiões de Ucayali, Pasco e Huánuco. Representa 69 comunidades indígenas e um povoado. Hermes Liviac, chefe da Reserva Comunal El Sira (RCESR) do SERNANP, participou na cerimónia de entrega dos equipamentos.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O Ministério do Meio Ambiente (MINAM), por meio de seu Programa Florestal, está implementando o Programa de Investimento Florestal no Peru (FIP PERÚ) nas regiões de Ucayali, San Martín, Loreto e Madre de Dios, com financiamento do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Este programa inclui o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis, o fortalecimento do monitoramento e da supervisão comunitária, e outras iniciativas voltadas para a conservação florestal e a mitigação das mudanças climáticas.
Por fim, especificou que as comunidades indígenas beneficiárias são: Alto Aruya, Bajo Aruya, Diobamba, Catoteni, Cocani, Chicosa, Fernando Sthal, Nuevo Paraíso, Nuevo Pozo, Pandishari, Pensylvania, Sempaya, Sheremashe, Shenontiari, Quiapachari e Quempitiari.
*Com informações da Agência Andina
