Comunidades indígenas em Ucayali reforçam vigilância florestal de Reserva peruana

Comitês de monitoramento em 16 comunidades indígenas recebem equipamentos tecnológicos e equipamentos de proteção individual.

Foto: Divulgação/Agência Andina

Um carregamento de equipamentos e suprimentos de segurança foi entregue aos comitês de monitoramento de 16 comunidades indígenas localizadas na Reserva Comunal El Sira, na região de Ucayali, no Peru. A entrega foi feita pelo Ministério do Meio Ambiente (Minam) do país vizinho.

Essas ferramentas tecnológicas e equipamentos de proteção individual permitirão que comunitários da Reserva Comunal El Sira reforcem seus  esforços de vigilância nessa área natural, que possui mais de 616.000 hectares de florestas e abriga mais de 1.000 famílias dos grupos étnicos Ashininka, Ashaninka e Shipibo-Conibo.

Leia também: Conheça o povo Ashaninka, os anfitriões dos indígenas Kayapó

Por meio do Programa Nacional de Conservação Florestal para Mitigação das Mudanças Climáticas, o setor entregou um lote de mercadorias composto por 5 laptops, 4 câmeras, 12 pares de botas militares, 160 pares de botas de borracha, 160 camisas de manga comprida e 160 camisas polo de manga comprida, entre outros itens.

“Esses dispositivos permitirão que os comitês de vigilância comunitária otimizem seus esforços de monitoramento, registrem melhor os incidentes e patrulhem áreas de difícil acesso na Reserva Comunitária El Sira”, destacou Bruno Fernández, Coordenador Zonal do Programa Florestal em Atalaya.

comitês de monitoramento de comunidades indígenas na região de Ucayali
Foto: Divulgação/ Andina

Leia também: Peru habilita 36 estabelecimentos nacionais para exportar material genético animal

O Ministério do Meio Ambiente (Minam) informou que o equipamento fornecido representa um investimento de cerca de S/ 100.000 (moeda peruana) e foi recebido pelo presidente da EcoSira (Executora do Contrato de Gestão da Reserva Comunal El Sira), José Vásquez, que destacou que ele também permitirá o monitoramento das atividades produtivas realizadas pelas comunidades, juntamente com seus planos de negócios, para garantir o cumprimento adequado de seus compromissos de conservação.

Comunidades indígenas se unem pela conservação das florestas

A iniciativa EcoSira, gerida em conjunto com o SERNANP (Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas), administra a reserva comunal, uma área que abrange territórios nas regiões de Ucayali, Pasco e Huánuco. Representa 69 comunidades indígenas e um povoado. Hermes Liviac, chefe da Reserva Comunal El Sira (RCESR) do SERNANP, participou na cerimónia de entrega dos equipamentos.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O Ministério do Meio Ambiente (MINAM), por meio de seu Programa Florestal, está implementando o Programa de Investimento Florestal no Peru (FIP PERÚ) nas regiões de Ucayali, San Martín, Loreto e Madre de Dios, com financiamento do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Este programa inclui o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis, o fortalecimento do monitoramento e da supervisão comunitária, e outras iniciativas voltadas para a conservação florestal e a mitigação das mudanças climáticas.

Por fim, especificou que as comunidades indígenas beneficiárias são: Alto Aruya, Bajo Aruya, Diobamba, Catoteni, Cocani, Chicosa, Fernando Sthal, Nuevo Paraíso, Nuevo Pozo, Pandishari, Pensylvania, Sempaya, Sheremashe, Shenontiari, Quiapachari e Quempitiari.

*Com informações da Agência Andina

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Quantos brasileiros possuem os nomes “Brígido” e “Marciele”? Descubra!

Informações no Censo Demográfico 2022 do IBGE revelam quantas pessoas também carregam os nomes dos representantes da região Norte do BBB 26.

Leia também

Publicidade