Aveiro

O município de Aveiro, localizado na região sudoeste do Estado do Pará, abriga o distrito de Fordlândia.

Foto: Marco Santos/Agência Pará

Aveiro é uma cidade paraense que tem a sua origem numa aldeia de indígenas Mundurukus e foi elevada à freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aveiro em 1781. É conhecida como Tapajós-tapera, por estar localizada à margem do rio Tapajós.

A aldeia obteve a denominação portuguesa de lugar de Aveiro, por ato do Governador e Capitão-general José de Nápoles Tello de Menezes, em 23 de agosto de 1781, que nomeou, na mesma ocasião, o morador Francisco Alves Nobre para administrá-la.

O município abriga o distrito de Fordlândia. O local foi projeto do empresário Henry Ford, que visava construir uma grande plantação de seringueiras para produção de pneus e outros produtos automobilísticos, como juntas, mangueiras e válvulas. O pioneiro da indústria de automóveis, investiu milhões de dólares na região planejada para ser um modelo de uma cidade norte-americana.

Porém, o sonho durou apenas de 1927 até 1945. Com a desvalorização do látex, revoltas entre moradores de Fordlândia e os gerentes da Ford e aperfeiçoamento da tecnologia presente na borracha sintética, a cidade sucumbiu. Abandonada pela empresa que a impulsionou, Fordlândia se transformou em uma cidade fantasma.

Atualmente, o município conta com apenas 15 mil habitantes em uma área de 17.158 km². 

*Com informações do IBGE e Prefeitura de Aveiro

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

A promessa de Natal que não pode ser cumprida

Na nova condição de genro, sem pensar muito, fiz uma promessa aos meus sogros. Algo que todo pai pediria ao Papai Noel. Disse a eles: "farei a sua filha feliz".

Leia também

Publicidade