Anajás

Anajás é um município no Pará, cujos primeiros habitantes foram os indígenas Inajás.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Anajás

Anajás é um município no Pará, localizado na Região Norte do Brasil. A cidade tem uma área territorial de 6.913,640km² e uma população residente de 28.011, segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seus primeiros habitantes foram os indígenas Inajás, com variações de nome: Anaia, Ania e, como é mais conhecida, Inajá.

Na conquista do Marajó, foi a tribo que mais resistiu à conquista armada, enfrentaram e expulsaram a flechadas os primeiros colonizadores que faziam parte da missão empreendida pelo jesuíta João de Souto Maior. O território primeiro pertenceu ao município de Chaves. A cidade, primeiramente denominou-se Mocoões, por se situar à foz do rio de mesmo nome.

Atualmente a cidade tem como principais atividades as visitas turísticas em praias e rios, pois é localizada em região privilegiada, cercada por águas cristalinas e paisagens deslumbrantes. Além da pesca esportiva e passeios de canoas. Durante o tradicional passeio é possível avistar animais como jacarés, capivaras e diversas espécies de aves.

*Com informações de Prefeitura de Anajás e IBGE

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Entenda qual a função de um consulado e quais estão presentes nas capitais da Região Norte  

Os serviços prestados por um consulado são essenciais na diplomacia internacional, pois fornecem assistência e proteção aos cidadãos de um país em território estrangeiro.
Publicidade

Leia também

Publicidade