Manaus 30º • Nublado
Quarta, 18 Mai 2022

Manicoré

Foto: Divulgação

O município de Manicoré, localizado no interior do Estado do Amazonas, é situado às margens direita do Rio Madeira. Sua posição geográfica é estrategicamente importante, já que situa-se entre as capitais Manaus e Porto Velho. Está a cerca de 390 km da capital do estado, com uma população estimada em 2017 pelo IBGE em 54.708 mil habitantes.

A principal fonte de renda da população local vem da produção agrícola, principalmente com o cultivo da banana, melancia e produção de farinha, destacando-se como o maior produtor de banana e melancia do estado. Deve-se ainda ressaltar a importância do comércio, além do fato de possuir um grande potencial extrativista, que é baseado na borracha e na castanha.

A denominação de Manicoré veio devido ao Rio Manicoré, no Madeira, de grande importância para a cidade. Por sua vez, o nome do rio é proveniente da palavra Ancoré, nome de uma tribo indígena que habitava a região.

Apesar de sua história começar em 1637, é apenas 240 anos mais tarde que Manicoré torna-se sede da Comarca do Rio Madeira, e caminha para que, 15 anos depois, seja elevada à categoria de cidade. A cidade possui vários atrativos turísticos, entre eles, destacam-se o balneário do Atininga e as cachoeiras do Rio Manicoré. Além disso, a cidade também é conhecida internacionalmente pela pesca esportiva do Tucunaré . 

Atualmente, Manicoré é conhecido por seus atrativos turísticos, como os Balneários de Atininga, Banho da Marta e do Gatão, todos próximos à cidade e de fácil acesso. A cidade também é conhecida pela Festa da Melancia, que ocorre sempre no fim de setembro. Além de turistas nessa época, muitos visitam o município ao longo do ano com o objetivo de praticar a pesca esportiva na região, experimentando a modalidade nos rios Manicoré e Atininga.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 18 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/