Igrejinha de Ferro

Feita em alvenaria e revestida com chapas galvanizadas pré-fabricadas na Alemanha, é considerada marco histórico e religioso da Revolução Acreana.

Foto: Divulgação/Secom AC

Uma igreja revestida de placas de aço, conhecida como Igrejinha de Ferro, é um dos pontos turísticos mais procurados em Rio Branco, no Acre. Apesar do apelido, o nome oficial da paróquia é Igreja Nossa Senhora da Conceição e foi idealizada por Joaquim Victor, proprietário do seringal Bom Destino.

O seringueiro construiu a igreja após fazer uma promessa para que Plácido de Castro saísse vitorioso na Revolução Acreana, em 1903, quando o Estado foi incorporado ao território brasileiro.
A obra foi feita em alvenaria e revestida com chapas galvanizadas pré-fabricadas na Alemanha. A estrutura foi montada por dois engenheiros alemães e é considerada o único marco histórico e religioso da Revolução Acreana.
Na década de 1980, a igreja foi doada para o 4º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) do Exército Brasileiro, que cuida da igreja.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Afundamento dos navios Jaguaribe e Andirá: um confronto com ribeirinhos em Óbidos

A destruição dos navios representou uma perda para a logística regional e para a segurança dos transportes local, e o fato foi registrado no livro 'Histórias, Costumes e Tragédias dos Barcos do Amazonas', de Moacir Andrade
Publicidade

Leia também

Publicidade