Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Setembro 2021

Centopeia gigante da Amazônia

1kk2
Foto: Divulgação/BioDiversity4All

A Centopeia-gigante-amazônica (Scolopendra gigantea) é das maiores centopeias, dentro do género Scolopendra, podendo chegar e ultrapassar os 30 cm de comprimento. Como outras espécies do género, a centopeia-gigante apresenta um corpo segmentado em 21 ou 23 secções, cada uma com um par de pernas. As suas pernas estão adaptadas para movimentos rápidos durante a caça ou fuga. Apresenta antenas e duas patas modificadas que actuam como mandíbulas afiadas, que penetram a pele e injectam veneno nas suas vítimas. São então usados para matar presas ou para defesa pessoal. Têm uma visão muito má, guiando-se principalmente pelo toque e por quimiorrecetores.

Pode ser encontrada no norte da América do Sul, como na floresta amazónica, ou mesmo nas ilhas das Caraíbas, em florestas tropicais, subtropicais e florestas tropicais secas.

Alimenta-se de uma grande variedade de animais, como alguns anfíbios (sapos), pequenas aves, pequenos mamíferos (morcegos e ratos), lagartos e outros artrópodes, insetos e até tarantulas. Ao lutarem com as suas presas elas enrolam-se à volta delas usando as suas patas e dão-lhes mordeduras fatais. Preferencialmente preferem caçar insectos.

O seu veneno é principalmente fatal para animais pequenos, mas para humanos pode provocar dor intensa, fraquezas, febre e tonturas. O veneno não é fatal para o ser humano, apenas incrivelmente doloroso.

Quando enfrentam animais de maiores dimensões, as centopeias fogem pois sabem que é uma batalha que provavelmente irão perder.

São uma espécie muito procurada por coleccionadores exóticos, apesar de terem um feitio bastante agressivo.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZC.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 28 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/