Amazônia azul

Na área da Amazônia Azul estão as reservas do pré-sal e dele se retira cerca de 85% do petróleo, 75% do gás natural e 45% do pescado produzido no país.

Foto: Reprodução/Marinha do Brasil

A Amazônia Azul equivale à uma vasta área oceânica pertencente ao território brasileiro. Também conhecida como território marítimo brasileiro, é a zona econômica exclusiva (ZEE) do Brasil, uma área que corresponde a 4,5 milhões de quilômetros quadrados e equivale à superfície da Floresta Amazônica. O nome foi escolhido justamente em comparação à Floresta Amazônia.

Na área da Amazônia Azul estão as reservas do pré-sal e dele se retira cerca de 85% do petróleo, 75% do gás natural e 45% do pescado produzido no país. Via rotas marítimas são escoados mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Nessa área existem recursos naturais e uma rica biodiversidade ainda inexplorados.

Apesar de sua enorme importância para a economia nacional e para a manutenção das espécies da região, a população em sua maioria não vê a importância da preservação da Amazônia Azul, que sofre, por exemplo, com os efeitos da sobrepesca, quando não há tempo necessário para as espécies se reproduzirem mantendo um ecossistema padrão.

*Com informações da Marinha do Brasil

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Marco temporal: 34 terras indígenas do Acre podem ser afetadas caso PEC passe no Congresso

Proposta de Emenda à Constituição aprovada no Senado na última semana estabelece 1988 como ano limite para reconhecimento territorial do marco temporal, e pode afetar processos abertos e homologações posteriores no estado.
Publicidade

Leia também

Publicidade