Manaus 30º • Nublado
Terça, 31 Janeiro 2023

Amazônia azul

Foto: Reprodução/Marinha do Brasil

A Amazônia Azul equivale à uma vasta área oceânica pertencente ao território brasileiro. Também conhecida como território marítimo brasileiro, é a zona econômica exclusiva (ZEE) do Brasil, uma área que corresponde a 4,5 milhões de quilômetros quadrados e equivale à superfície da Floresta Amazônica. O nome foi escolhido justamente em comparação à Floresta Amazônia.

Na área da Amazônia Azul estão as reservas do pré-sal e dele se retira cerca de 85% do petróleo, 75% do gás natural e 45% do pescado produzido no país. Via rotas marítimas são escoados mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Nessa área existem recursos naturais e uma rica biodiversidade ainda inexplorados.

Apesar de sua enorme importância para a economia nacional e para a manutenção das espécies da região, a população em sua maioria não vê a importância da preservação da Amazônia Azul, que sofre, por exemplo, com os efeitos da sobrepesca, quando não há tempo necessário para as espécies se reproduzirem mantendo um ecossistema padrão.

*Com informações da Marinha do Brasil

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZA.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 31 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/