Rasga-mortalha, a espécie de coruja branca cercada de mitos na região Amazônica
A rasga-mortalha (espécie Tyto furcata) é uma espécie de coruja da Tytonidae amplamente distribuída pela América do Sul, que pode ser encontrada em áreas urbanas abertas (cidades), casas velhas, torres, igrejas, fazendas, pastagens e bosques. Esses animais possuem um tamanho médio de 34,5 centímetros nos machos e de 35,2 para as fêmeas, sendo que a envergadura (comprimento de uma ponta a outra da asa) varia 75 a 110 centímetros.

A rasga-mortalha (Tyto furcata) e sua envergadura. (Foto: Marcia Sidrim/Divulgação)
Com relação a dieta, a rasga-mortalha se alimenta principalmente de ratos e camundongos (Foto 2), muito devido a resiliência dessas corujas as áreas antropizadas, o que favorece o forrageamento (procura por presas) de roedores. Onde há cidades, há pessoas, logo há lixo e consequentemente, alta abundância de ratinhos. Mas além de roedores, a dieta da rasga-mortalha pode incluir outros pequenos vertebrados como sapos, lagartos, marsupiais (como pequenas mucuras) e quirópteros (morcegos) e invertebrados (principalmente besouros e gafanhotos).
Um fato curioso sobre o comportamento alimentar dessas corujas é que estas aves possuem o hábito de engolir sua presa inteira, sendo as partes não digeríveis (como pelos e unhas), compactadas e regurgitadas diariamente em forma de pelotas (o nome científico é egagrópilas) que ficam acumuladas no lugar onde esses animais formas abrigo. Com essas pelotas regurgitadas, é possível fazer uma análise da dieta dessa coruja em seu ambiente natural, bem como inferir sobre a fauna de pequenos vertebrados de uma determinada área, uma vez que pedaços de crânios, mandíbulas e dentes podem ser encontrados e identificados por um especialista. Legal, né?

A rasga-mortalha (Tyto furcata) se alimenta principalmente de pequenos roedores (Foto: Ravaglia/Divulgação)
A rasga-mortalha é um predador tipicamente crepuscular-noturno, sendo altamente adaptada com uma visão noturna super eficiente, capaz de localizar suas presas na escuridão, audição apurada capaz de ouvir mesmo barulhos muito baixos e além disso, essa coruja apresenta penas muito macias e serrilhadas, que permitem um voo bastante silencioso.
Quando em voo pode emitir uma vocalização muito forte e característica, parecida com um pano de seda sendo rasgado (daí o nome rasga?), sendo esse o motivo desse animal ser alvo de mitos, principalmente no norte e nordeste do Brasil. Acredita-se que quando essa ave passa por cima de alguma casa soltando a vocalização característica é sinal de que algum morador que está li por perto vai morrer.
Não preciso nem falar que isso não passa de mito e não há nenhuma evidência científica que comprove essa “observação”. Ao invés de vermos esses animais como “aves agourentas” que tal passarmos a enxergar essas corujas com outros olhos e vê-las como os animais incríveis e que nos trazem sorte por motivos comprovados. Afinal, ter um aliado desses no controle de pragas urbanas que podem nos trazer doenças como ratos e morcegos, é ou não é uma sorte e tanto?
Veja mais notícias sobre Amazônia Animal.
Comentários: 14
Eu vim aqui dizer que apesar de não ter religião, apesar de ter ensino médio completo e estar no meio do meu curso na faculdade… eu ainda acredito na rasga mortalha… desde pequena é certo! Infelizmente nunca demos a sorte de ouvir o rasgo dela e não perder alguém próximo. Agora mesmo.. acabei de perder minha tia avó, depois de ter escutado a rasga mortalha as 19:00 de ontem… da mesma forma que escutei quando meu primo, pai, e irmã morreram… ela sempre vem avisar, e nunca foi em vão.
Se fosse por isso então metade da minha cidade estaria morta, pq é uma coruja bem comum por aqui, inclusive no bairro onde moro, já ouvi o canto dela várias vezes por aqui perto e ninguém da minha rua morreu, e outra, curioso que tanta gente da sua família morreu e você está viva....
Laís nada a ver com nada sua resposta
Mais não é uma coruja normal mn é RASGA MORTALHA
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu acredito que as corujas são muito úteis ao meio ambiente. Pena não ter tantas no RJ porque temos muitos morcegos e ratos. Além de serem muito bonitas
Encontrei essa coruja em uma casa mais gostaria da ajuda de um especialista para poder identificar o pássaro. Se alguém puder ajudar agradeço.
O povo diz que a rasga mortalha adivinha morte
Moro na parte do norte, sempre quando a gente ouvia ela, alguém morria... minha vó faleceu dias depois,que a gente ouvio uma passa Sima de casa, na época eu era criança e via os adultos apavorados quando ela passava,se é verdade não sei!? Mas a expressão dos adultos me deixava com medo.hoje já nem acredito nisso, devemos tá sempre preparado pro pior, já que não existe ninguém de peito de ferro,todos nós vamos ter q encarar a morte,e essa verdade não podemos fugi.
Oii, eu particularmente moro em sítio, zona rural. Sempre via ela quando saía de casa ou coruja normal, mais ela nunca fez o canto dela pra mim, mais sempre quando eu ia me deitar querendo ou nao, algumas vezes, algumas noites escutava o canto dela que é tipo um rasgo bem forte e alto, mais ninguém via se ela estava em cima da minha casa, mais sempre via ela no muro da vizinha ou em cima da casa do meu tio, que já morreu, é meu avô esteve doente, ele tinha leucemia e de quase 2 meses atrás, eles começou a ficar muito doente, é o sangue dele já estava virando água, não tinha mais o que fazer, vínhamos pra zona urbana e desdo dia que a gente veio essa rasga mortalha sempre estava em cima da nossa casa e toda noite e madrugada ela sempre ficava fazendo essa zoada que fazia, com um mês inteiro que meu avô começou a ficar doente com os órgãos parando, e tal. Ela ficou sempre fazendo essa zoada e então com um mês ele morreu, depois que ele morreu, a gente não escutou mais ela fazendo a zoada aqui na casa, mais ontem a gente escutou a zoada dela, mais não sabemos se foi aqui em cima da casa ou na casa de algum vizinho já que desde que meu avô morreu não voltamos para o sítio, ficamos na zona urbana, minha família foi toda criada em sítio e eles acreditam nisso, quando escutam ela, se bezem
Sou cristão não creio nisso, se Deus avisasse através dessa ave ele também traria soluções,pro mesmo.
Acreditei por muito tempo, muitas das vezes fiquei até apavorado ,sempre meus familiares ouviam mas nunca na nossa casa, mas nunca foi comprovada a morte de ninguém. Então creia em Deus e não em supertiçoes, na bíblia Deus não fala nada disso
TEM UMA AQUI ONDE EU MORO, NO PARANÁ, DESDE QUE VIM PARA ESSA CASA A VEJO EM NOITES DE LUAR, ELA DÁ RAZANTE NA AV E LEVA OS RATOS, É ASSUSTADORAMENTE GRANDE E A LUZ DA LUA BRILHA EM SUAS ASAS!!!! UM ESPETÁCULO DA NATUREZA QUE ACOMPANHO DESDE 93, ESPERO CONSEGUIR UMA FOTO OU FILMAGEM DELA!!!!!
Hahahahahahahha Que coisa. Essas crenças sem comprovação acabam por prejudicar os bichinhos. Na Idade Média muitos gatos pretos foram exterminados pela população devido a essas afirmações qua nada têm a ver com a realidade.