Sessões de hipnose e de ilusionismo ou serrar uma mulher ao meio eram algumas das atrações.
Quem visita o Teatro Amazonas, em Manaus (AM), tem a oportunidade de ir à orquestras sinfônicas, apresentações teatrais, concertos, palestras, dentre outros eventos que fazem parte do itinerário da cultura amazonense.
E essa foi a ideia durante a construção do teatro, no período áureo da borracha. Contudo, teatros menores – e por um tempo, até o próprio Teatro Amazonas – costumavam ter espetáculos “assombrosos” em suas apresentações.
Registros históricos da década de 1930 mostram a notícia da estreia da ‘Grande Companhia Teatral de Varieté’, com a apresentação do espetáculo que incluía uma mulher sendo serrada e outras ‘bizarrices’. Relembre a seguir:
A primeira parte do que pode ser considerado um folder, é datada do ano de 1936, e mostra a notícia da apresentação do mágico Wandy, acompanhado da telepata Madame Ziva. A programação no geral contava com a apresentação de orquestra e teatro, bailarinos e até sessões de hipnose e ilusionismo.
Além destes eventos, um que chama a atenção, presente em outra página, é o anúncio de que uma mulher seria serrada ao meio para todos verem, sem cortinas e cobertas utilizando “uma serra circular usada nas grandes serrarias”. Parece bizarro, né? Observe no anúncio:
Em outro anúncio, é mostrado que, durante o espetáculo, um corpo humano seria separado da cabeça e que o mesmo conseguiria realizar experiências elétricas, como acender lâmpadas e até mesmo adivinhar nome dos telespectadores da plateia:
Na dissertação de mestrado intitulada ‘Sociabilidade e Cultura: A História dos pequenos teatros em Manaus (1859-1900)’, da historiadora Simone Villanova, a autora descreve que esse tipo de espetáculo era comum na cidade já no séc. XIX e ocorriam, em geral no Éden Teatro ou no Teatro Alcazar.
Para a pesquisadora, o interesse por esse tipo de apresentação tem sua explicação no fato de que “os moradores da cidade já não conseguiam se distrair, ou se satisfazer em passeios campestres, ou pescas tranquilas”, o que era consequência de um estilo de vida frenético e acelerado das cidades urbanizadas.