“O incentivo ainda é pouco”: entenda a luta de comediantes por reconhecimento Manaus

Atualmente, a capital amazonense conta apenas com dois espaços dedicados aos comediantes de palco: Espaço da Comédia e Stand Up Comedy Manaus.

O stand up comedy é um termo de origem inglesa referente a um espetáculo de humor apresentado por um comediante. Aos poucos, a categoria foi crescendo no Brasil. Inclusive, vários artistas brasileiros se aventuraram pelo estilo como, por exemplo, Chico Anysio, Jô Soares, Tiririca, Rafinha Bastos, Marcela Leal, Bruna Louise, entre outros.

Em Manaus (AM), o cenário dá os seus primeiros passos e conta com apenas dois locais dedicados aos comediantes de palco: Espaço da Comédia e Stand Up Comedy Manaus. 

Neste dia 26 de fevereiro é comemorado o Dia do Comediante e para conhecer mais deste universo, o Portal Amazônia conversou com alguns artistas que atuam no cenário da comédia manauara.

O comediante Thiago Ribeiro abriu o próprio espaço de stand up comedy. Foto: Thiago Ribeiro/Arquivo Pessoal

Há seis anos, o comediante Thiago Ribeiro se aventura no universo do stand up comedy. A primeira apresentação do artista aconteceu na garagem de sua casa. Na ocasião, ele comprou 20 pizzas e chamou alguns amigos e familiares para assistirem a uma performance.

A partir deste momento, Thiago nutriu o desejo de criar um espaço exclusivo para a comédia de palco. Então, em dezembro de 2020, ele alugou um local para abrir o clube de comédia. 

“Infelizmente, devido a questão da falta de oxigênio tivemos que cancelar a inauguração e abrimos no dia 13 de março de 2021 com um evento que teve a participação de dez comediantes”, 

explicou.

A primeira apresentação de Thiago, que reuniu familiares e amigos. Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com o artista, o Amazonas ainda está engatinhando no cenário se comparado ao Estado de São Paulo, que já tem mais de 20 anos com apresentações. Porém, ele destaca que os artistas manauaras tem a capacidade de ganhar o Brasil: “Temos ótimos comediantes que sempre estão realizando shows em outros Estados, entretanto, o incentivo ainda é pouco”.

Segundo Ribeiro, a iniciativa privada costuma abraçar e incentivar o humor. “As empresas investem para que sejam vistas como incentivadoras da cultura e geram uma publicação mútua de troca de propaganda. Antes da pandemia, uma empresa ajudou com os meus projetos. Eles sempre que podem estão dando uma ajuda em nossos trabalhos”, destacou o comediante.

Comediantes se apresentam em Manaus. Foto: Thiago Ribeiro/Arquivo Pessoal

Trabalho árduo 

No mercado do humor desde 2016, o comediante Marcos Paiva também abriu um espaço dedicado aos shows de humor. Desde o início, o humorista trabalha para que os comediantes de Manaus cresçam na profissão: “Eu sempre me dediquei a dar oportunidade e ensinar o pouco que sei aos outros”.

Mas não pense que para se tornar um profissional de stand up comedy é fácil. De acordo com Paiva, o profissional precisa pesquisar técnicas que funcionem com o público. “Existem duas técnicas de preparação para uma piada: preparação (setup) e quebra (punch). O setup é o trecho que são mostrados elementos para o público compreender o punch, ou seja, a parte da piada que se precisa entender para que a mesma tenha sentido e graça”, explicou.

Marcos (no centro) também decidiu investir em um espaço para o stand up comedy. Foto: Marcos Paiva/Arquivo Pessoal

Ainda segundo Paiva, o roteiro é outro ponto importante para que uma apresentação de stand up comedy tenha sucesso. “Quando você assiste um comediante e parece fácil o que ele está fazendo no palco, pode ter certeza que é um ótimo comediante. Tudo tem que ser roteirizado e pensado para a diversão do público”, contou.

O público manauara é outro fator de importância na vida dos humoristas.

“Temos muitos talentos na região amazônica, mas é um trabalho de formiguinha. Infelizmente, o público só mostra interesse quando é alguém famoso. Por isso, as pessoas devem dar uma chance para os comediantes locais”,

pediu Paiva.

Onde assistir?

O Espaço da Comédia está localizado na Rua Amâncio de Miranda, n° 56, Educandos. Na página oficial, você pode acompanhar a programação. Informações pelo telefone (92) 98455-1244.

Já o Clube Stand Up Comedy fica na Avenida Barrassano, n° 252, Cidade Nova (próximo ao Shopping Sumaúma). A programação pode ser acompanhada nas redes sociais. Informações pelo telefone (92) 98490-8985.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Arte rupestre amazônica: ciência que chega junto das pessoas e vira moda

Os estudos realizados em Monte Alegre, no Pará, pela arqueóloga Edithe Pereira, já originaram exposições, cartilhas, vídeos, sinalização municipal, aquarelas, história em quadrinhos e mais,

Leia também

Publicidade