Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 26 Novembro 2020

Conheça a manauara que viralizou na internet com vídeo feito durante a coleta para exame de sangue; vídeo

exame-sarah

Quem nunca ficou apreensivo ao precisar ir fazer um exame? Esse é o caso da manauara Sarah Luana, de 8 anos, que ao realizar uma coleta de sangue teve seu desespero, registrado em vídeo, pelo irmão e divulgado nas redes sociais. Ao ser compartilhado pela fã-page do ator e humorista Leandro Hassum, o vídeo já tinha, nesta terça-feira (27), mais de 300 mil curtidas e 147 mil comentários no Facebook e mais de 1,4 milhão de visualizações no Instagram.

Sarah Luana durante o procedimento de coleta para o exame. (Foto:Reprodução/Redes Sociais)
Clamando por Deus, por ajuda, reclamando da agulha e tentando uma aproximação com a equipe de enfermagem, Sarah, possivelmente, faz parte dos 10% da população mundial que tem aicmofobia, que é o medo de agulhas, seringas e injeções.

"A Sarah Luana sempre teve pânico de fazer exame de sangue e toda vez que ela vai coletar, é esse drama que ela faz. A gente fica com pena, mas é necessário, pois ela está fazendo acompanhamento com o endocrinologista", disse a empresária Sabrina Batista, mãe da Sarah.

Segundo a mãe, Sarah é tranquila, está no 3º ano, gosta de estudar e ver vídeos com os amigos. De família católica, ela se diverte com a repercussão do vídeo.


"O irmão dela que fez o registro e divulgou, depois viralizou. A gente não imaginava que ia ter tanta repercussão, e que as pessoas iam achar tão engraçado, apesar de ser um momento tão sofrido pra ela. Mas ela está encarando normalmente, já deu várias risadas do vídeo, está sendo bem divertido ter as pessoas interagindo com a gente", disse.

A pequena Sarah e sua mãe, Sabrina. (Foto:Acervo Pessoal/Cedida Gentilmente)
Medo



Sobre a repulsa ao se fazer exames e realização de procedimentos médicos, a psicóloga infantil Thaísy Abreu ressalta que as crianças não apresentam regulação emocional.

"No desenvolvimento infantil, a criança passa por diversas fases, e ainda não criaram maturidade para a mesma, ao longo do desenvolvimento, através das experiências vivenciadas, elas começaram a ter oportunidade de experenciar as diferentes emoções e inicialmente as principais emoções: alegria, medo, tristeza, raiva, nojo", conta Thaísy.

Ainda segundo a psicóloga, os pais são essenciais para dar o suporte às crianças, para que tenham uma boa experiência quando estiverem em situações adversas.


"Frente a uma situação adversa a criança irá externar uma emoção e se não acolhida e acalmada, acalentada pelos pais, para que a criança consiga enfrentar as situações difíceis de forma assertiva, tornando o evento como bom. Caso contrário, o evento poderá ser traumático levando assim a criança estender essa experiência para a vida adulta, e em alguns casos, os cidadãos usam o evento de exame médico como algo ruim", disse.

"Eu sinto muito pânico e quando sei que vou tirar sangue eu sofro por antecedência", conta a pequena Sarah Luana.

Para a psicóloga é necessário que os pais acalmem as crianças antes de procedimentos médicos.


"É importante psicoeducar, falando para a criança de forma lúdica dias antes que irão ao médico, a importância e isso pode ser feito através do brincar, contando histórias, fazer um combinado onde após sair da consulta médica irão tomar um sorvete.... Existem vários recursos para se trabalhar essa ida ao médico os pais podem usar a criatividade", orienta.

Psicóloga Thaísy Abreu. (Foto:Acervo Pessoal/Cedida Gentilmente)
Além das crianças, muitos adultos possuem medo e segundo a Thaísy, é necessário que a emoção seja trabalhada desde a infância.


"A repulsa ou o medo podem ser ou não passageiros. Isso vai depender da forma que as crianças forem conduzidas e em alguns casos evolui para vida adulta. A gente pode ver isso nos consultórios psicológicos de pessoas que procrastinam exames, idas ao médico, que evitam tomar remédio pelo medo. Por isso é importante trabalhar esta emoção ja infância, isso irá ajudar a não evoluir para vida adulta", completa a psicóloga.


Confira o vídeo da Sarah:

Ver essa foto no Instagram

Tenho muito medo tenho de fazer exames e uso todos os meus argumentos pra escapar!

Uma publicação compartilhada por Sarah luana (@sarah_luana22) em

Veja mais notícias sobre CidadesNotíciasVídeos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 26 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/