Foto: Divulgação/UEA
O Ecopainel de MDF, produzido pelo resíduo do açaí, será exibido no Web Summit Innovation, em Lisboa (Portugal). O projeto, selecionado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está sob a responsabilidade de Antônio de Lima Mesquita, Prof. Dr. da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que descobriu na fibra do resíduo do caroço de açaí o potencial para produção de MDF de móveis sustentáveis, divisórias e placas acústicas.
O professor conta que estar em um dos eventos mais importantes da Europa, e onde estarão investidores buscando investimento de produtos, será importante para a universidade, que faz parte do ecossistema de inovação.
“É um momento muito especial porque o ecopainel foi selecionado, nacionalmente, pelo Sebrae. É um produto da bioeconomia amazônica e esse é o principal diferencial, que é um produto da bioeconomia amazônica e um dos produtos que o Sebrae nacional vai levar para essa grande exposição mundial. Isso é muito importante para todos nós, que vamos trazer um diferencial da sociobiodiversidade, da inovação e do desenvolvimento de um produto extremamente importante para a economia circular, porque é um reaproveitamento de toda essa cadeia”, explica Antônio Mesquita.
Ecopainel de MDF da fibra de açaí
O resíduo do caroço do açaí é reaproveitado e destinado como um painel de MDF ecologicamente correto e sustentável, em toda a sua cadeia produtiva. A produção é simples, mas diferenciada, porque é utilizada uma tecnologia distinta dos painéis tradicionais.
“Não usamos a resina sintética de ureia formaldeído, que causa grande poluição. Utilizamos uma resina do óleo de mamona. E essa resina é que faz toda a agregação das fibras a partir da colocação dessas fibras com o produto, numa prensa hidráulica a 110 graus Celsius. É um produto que a gente denomina, ecologicamente, friendly. Ele faz a redução do CO2 para a atmosfera e traz um diferencial também nesse aspecto das mudanças climáticas. Então, esse produto é único. É um produto diferente para ser colocado no mercado internacional”, ressalta o professor.
Sobre o Web Summit Lisboa 2024
O Web Summit Lisboa 2024 é o maior festival de inovação descentralizado de Portugal que reúne profissionais, empreendedores e inovadores. Para a edição de 2024, que ocorre entre 11 e 14 de novembro, o evento espera atrair 70 mil participantes e mais de 3 mil startups.