Ecopainel de MDF da fibra de açaí desenvolvido no Amazonas será apresentado no Web Summit Innovation

O resíduo do caroço do açaí é reaproveitado e destinado como um painel de MDF ecologicamente correto e sustentável, em toda a sua cadeia produtiva.

Foto: Divulgação/UEA

O Ecopainel de MDF, produzido pelo resíduo do açaí, será exibido no Web Summit Innovation, em Lisboa (Portugal). O projeto, selecionado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está sob a responsabilidade de Antônio de Lima Mesquita, Prof. Dr. da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que descobriu na fibra do resíduo do caroço de açaí o potencial para produção de MDF de móveis sustentáveis, divisórias e placas acústicas.

O professor conta que estar em um dos eventos mais importantes da Europa, e onde estarão investidores buscando investimento de produtos, será importante para a universidade, que faz parte do ecossistema de inovação.

Ecopainel de MDF da fibra de açaí

O resíduo do caroço do açaí é reaproveitado e destinado como um painel de MDF ecologicamente correto e sustentável, em toda a sua cadeia produtiva. A produção é simples, mas diferenciada, porque é utilizada uma tecnologia distinta dos painéis tradicionais.

Sobre o Web Summit Lisboa 2024

O Web Summit Lisboa 2024 é o maior festival de inovação descentralizado de Portugal que reúne profissionais, empreendedores e inovadores. Para a edição de 2024, que ocorre entre 11 e 14 de novembro, o evento espera atrair 70 mil participantes e mais de 3 mil startups.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade