Mulheres da terra: Conheça o trabalho de benzedeiras, parteiras e rezadeiras em comunidades do Amazonas

Raimunda Custódio, Nazaré Cavalcante e Nerli Couto são mulheres que possuem muito mais que a fé em comum e compartilham histórias de suas atividades tradicionais em documentário.

Raimunda Custódio tem 64 anos e é conhecida como ‘mão de santo’: “Tudo que eu tenho foi Deus que me deu”. Nazaré Cavalcante tem 62 anos e é conhecida como Irmã Nazaré: “Mas o dom veio de Deus”. Nerli Couto tem 75 anos e é conhecida como ‘mãe velha’: “É um dom que Deus dá e Ele fala com a gente”.

As três mulheres possuem muito mais que a fé em comum. O trio compartilha atividades tradicionais no Amazonas, pois fazem o trabalho de parteiras, benzedeiras, rezadeiras e “puxadoras”.

Suas histórias são contadas no documentário ‘Mulheres da terra’, que registra – nas comunidades do Divino Espirito Santo no Careiro da Várzea, e na Vila de Paricatuba em Iranduba – o resgate das histórias e a força de mulheres que realizam atividades tradicionais que lutam para permanecerem vivas em meio a modernidade.

Foto: Reprodução/Youtube-Branca3Filmes

A produção é do cineasta amazonense Anderson Mendes, da Branca³ Filmes, que reúne as histórias das atividades que tem resistido graças a mulheres como Nerli, Raimunda e Nazaré, através de gerações no interior da Amazônia“A pandemia de Covid-19 atingiu fortemente os idosos na primeira e segunda onda. Uma das nossas preocupações foi com o registro das histórias de vida dessas mulheres que fazem um trabalho tão importante e simbólico no interior da Amazônia”, conta Anderson.

Anderson Mendes assina roteiro, montagem, direção e produção executiva do curta-metragem, a direção de fotografia ficou por conta de Arnaldo Bentes. A produção também teve a coordenação de Jorgemar Monteiro, acompanhado de Paulina Denis e Keylla Gomes. A montagem, finalização e edição é de Icaro Lobo e a trilha sonora é assinada por Zeca Santos.

O projeto foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir Blanc – Prêmio Encontro das Artes, do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Assista o documentário completo: 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade