Foto: Diego Andreoletti/Amazon Sat
Capim vetiver (Chrysopogon zizanioides). Você já ouviu falar nessa espécie de planta? O capim vetiver é originário da Ásia, mais especificamente da Índia, Ceilão, Malásia e Sri Lanka. É uma planta conhecida por suas propriedades únicas que se tornam ideais para a conservação do solo e controle de erosão.
A EMBRAPA publicou estudos que mostram, por exemplo, como a produção de mudas pode ajudar nesse controle de erosão e na recuperação de áreas degradadas, podendo se tornar um forte aliado tanto em contenções, quanto em processos de fitorremediação (descontaminação de solo e de água).
As raízes desse capim crescem a grandes profundidades e são resistentes a uma série de variações extremas de condições climáticas como temperatura, chuva, vento, umidade e seca.
No Amazonas, o capim vetiver tem sido usado de forma inédita em obras governamentais, como nos Prosamins (programas habitacionais) em paisagismo e contenção de encostas.
O subcoordenador Ambiental da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) em Manaus (AM), Otacílio Cardoso Júnior, relata alguns benefícios que o capim vetiver pode oferecer ao ser usado em obras como essas:
”Em alguns países ele já é utilizado para contenção de encostas. Ele pode ficar submerso, pode pegar fogo, que ele brota novamente [devido a profundeza das raízes]. Alguns estudos sugerem que a raiz dele pode atingir comprimentos de até 6 metros de profundidade. E ele é resistente a uma série de poluentes”.
Cardoso Júnior esclarece ainda como é feito esse processo que ajuda na contenção das encostas:
“A tecnologia é nova, inédita. A gente vai fazer a contenção dessas encostas com esse capim, que após plantado, tem as raízes entrelaçadas, tornando o solo mais resistente a deslizamentos. A gente já tem cerca de oito mil capins vetivers produzidos, só aguardando o plantio. É a primeira vez que isso acontece no Amazonas”.
A equipe ambiental da UGPE informou que o capim utilizado no reflorestamento de uma das obras habitacionais do governo amazonense é cultivada de forma hidropônica, que é uma técnica utilizada para cultivar plantas sem a presença de solo, transferindo os nutrientes que a planta necessita somente por meio de solução aquosa enriquecida, oferecendo a essa planta todo suporte para seu desenvolvimento.
*Por Karleandria Araújo, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar