Amazonas será atingido por temperaturas acima do normal nos próximos meses, afirma SGB

O prognóstico climático sazonal indica chuvas acima do normal apenas em algumas regiões do Centro e Norte do estado

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

O Amazonas terá temperaturas acima do normal entre os meses de abril, maio e junho deste ano, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB). A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (2) durante alerta sobre cheias no Amazonas.

De acordo com Gustavo Ribeiro, pesquisador Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o prognóstico climático sazonal indica chuvas acima do normal apenas em algumas regiões do Centro e Norte do estado.

Já a normalidade de chuvas é prevista para o Centro e em algumas partes do Norte do Amazonas, no segundo trimestre de 2024. Além disso, a previsão também indica chuvas abaixo da normalidade em parte do Sudoeste do Amazonas e para o Sul do estado.

Previsão de cheia no Amazonas 

Durante o alerta, a pesquisadora Jussara Cury, do SGB, alertou também sobre a previsão de cheias dos rios para este ano em Manaus. Conforme o SGB, é previsto para a capital uma média de 27,21 metros e uma máxima de 28,01 no rio Negro.

Em Manacapuru, no interior do Amazonas, durante o trimestre, a média para o rio é de 18,31 metros e máxima é de 19,01. Enquanto em Parintins, a previsão de cheia, em média, é de 7,17 metros e máxima de 7,58.

Em Boca do Acre, a cheia dos Rios Acre e Purus já afetou mais de 15 mil pessoas, segundo a Defesa Civil do município. No dia 12 de março, o nível dos rios chegou a 20,20 metros.

Outro município do Estado que também tem sofrido com a subida das águas é Envira. A cidade decretou em situação de emergência no dia 4 de março após a cheia dos rios Tarauacá e Envira.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade