Robô para colheita de açaí começa a ser produzido em fábrica no Amapá

Robô permite a colheita de até uma tonelada por dia. Segundo a empresa, a unidade foi instalada na Amazônia para aproximar a inovação de comunidades.

Robô é produzido em fábrica inaugurada em Macapá. Foto: Isadora Pereira/Rede Amazônica AP

AçaíBot, primeiro robô brasileiro criado para colher açaí, foi lançado na segunda-feira (24) em Macapá (AP). A tecnologia é desenvolvida pela empresa paraense KAA Tech, que também inaugurou uma fábrica na cidade.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O equipamento sobe sozinho nos açaizeiros, corta os cachos e permite que uma pessoa colha até 1 tonelada por dia — dez vezes mais que na colheita manual. Segundo a empresa, a unidade foi instalada na Amazônia para aproximar a inovação de comunidades locais, como ribeirinhos, indígenas e quilombolas.

Reinaldo Santos, idealizador do AçaíBot, explica que o principal objetivo é acabar com os acidentes graves que incapacitam peconheiros todos os anos.

“O robô acaba com o risco de queda, que deixa muita gente com sequelas para o resto da vida. Mulheres e pessoas mais velhas vão poder voltar a trabalhar com segurança. Esse é o nosso sonho: tirar a dureza do trabalho na floresta e levar dignidade pra essas pessoas”, disse.

Leia também: Bio-óleo produzido a partir do caroço de açaí no Amapá pode ser alternativa ao gás e petróleo

Segundo ele, a construção do equipamento é composta por materiais leves. O robô pode ser carregado em uma só mão e manuseado por meio de um pequeno controle intuitivo e possui a mesma tecnologia dos carros elétricos.

Foto: Isadora Pereira/Rede Amazônica AP

Robô foi criado pensando em ajudar comunidades

Manoel de Nazaré, é presidente de uma cooperativa de açaí de Afuá (PA), a produção tem o Amapá como destino. Ele, que vive da colheita de açaí, contou que a criação marca uma nova era.

“Vai revolucionar tudo. Acaba o esforço físico e o medo de cair da árvore. Com o robô a gente colhe muito mais e ganha mais”, contou.

Com a fábrica em funcionamento, a Kaatech planeja ampliar rapidamente a produção do AçaíBot para todos os estados da Amazônia Legal.

A expectativa é transformar o açaí em um dos grandes pilares da economia sustentável brasileira, com segurança no trabalho, maior produtividade e preservação ambiental.

Leia também: Açaí de Bailique, no Amapá, tem Indicação Geográfica reconhecida pelo INPI

Robô para colheita de açaí começa a ser produzido em fábrica no Amapá
Foto: Isadora Pereira/Rede Amazônica AP

Paulo Moisés, presidente da Bio+Açaí uma das principais cooperativas de produtores do Amapá, reforça que a tecnologia chega em um momento estratégico.

“O colhedor deixa de ser artesanal e vira operador de máquina. É inovação chegando na hora certa, com mais renda, menos risco pro peconheiro e mais escala para levar o açaí aos grandes centros”.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, representou o governo federal na inauguração e destacou o alinhamento do projeto com as políticas públicas para a bioeconomia.

“É o que a Amazônia precisa: tecnologia que gera emprego, aumenta a renda e protege a floresta. O presidente Lula já conheceu o robô e apoia totalmente”, explicou.

*Por Isadora Pereira, da Rede Amazônica AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade