Amapá foi criado para proteger e desenvolver nordeste da Amazônia brasileira, destaca historiadora

Criação do ex-Território Federal ocorreu em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. A data é comemorada no dia 13 de setembro.

Há 90 anos o estado do Amapá era desmembrado do Pará, por meio de decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943. A ideia, segundo o governo da época, era defender e desenvolver essa parte da Amazônia.

O desmembramento ocorreu durante o quarto ano da Segunda Guerra Mundial. A primeira capital foi o município de Amapá, na região Centro-Leste do então novo território, que abrigou uma base aeronaval utilizada pela Marinha norte-americana para patrulhamentos no litoral brasileiro.

Segundo a historiadora Maura Leal, o governo Vargas visualizou espaços pouco povoados no período e que necessitavam de maior atenção.

Fortaleza de São José de Macapá, durante o Território Federal do Amapá — Foto: IBGE/Cidades

“Vargas desmembra territórios de estados pra criar esses territórios federais com a justificativa da ideia da defesa nacional. Eram regiões fronteiriças, consideradas despovoadas e com espaços muito vazios e que era preciso povoá-los” 

descreveu a historiadora.

Prédio do atual Museu Joaquim Caetano da Silva, abrigou sede do governo do território federal — Foto: Jorge Junior/GEA

O prédio do atual Museu Joaquim Caetano da Silva, no Centro de Macapá, foi a primeira sede do governo do território na atual capital. O primeiro governador, nomeado por Vargas, foi o capitão Janary Gentil Nunes.

Para o produtor cultural Rudá Nunes, filho de Janary Nunes, o pai foi fundamental para o começo do processo de desenvolvimento do Amapá.

“Meu pai, praticamente deu o pontapé inicial para o desenvolvimento do Amapá. Foi na época dele que o manganês foi descoberto e teve o projeto da Icomi. Foi na época dele que houve o primeiro planejamento urbano aqui em Macapá”, disse o produtor.

Museu Joaquim Caetano abriga itens como uma das primeiras predas de manganês extraídas no Amapá; ao fundo, busto de Janary Nunes, primeiro governador do território — Foto: Rafael Aleixo/g1

Entre os outros motivos da criação, está a descoberta de jazidas de manganês em Serra do Navio. Com isso, a economia local passou a apresentar um crescimento significativo.

“O estado brasileiro tinha interesse de controlar essa exploração e de ter essa relação direta com esse processo de como esse manganês seria explorado e retirado. E tudo reunia naquele momento de um estado intervencionista. Eram regiões que já vinham a muito tempo reclamando da ausência do poder público” 

disse Maura Leal.

O Amapá foi elevado a estado com a promulgação da Constituição Federal de 1988.  

Mercado foi inaugurado por Janary Nunes, nos 10 anos do Território Federal do Amapá — Foto: Arquivo/Edgar Rodrigues

*Por Rafael Aleixo e Thiago Nunes, g1 AP e Rede Amazônica — Macapá 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade