Açaí Bot: tecnologia robótica é usada no Amapá para agilizar produção do fruto

Além de aumentar a produção de açaí, a tecnologia atua na segurança do trabalho no campo. Os robôs reduzem o risco de acidentes e combatem o trabalho infantil.

Robô Açaí Bot, será utilizado na colheita do açaí primeiramente em comunidades do Bailique, Mazagão e Santana. Foto:Lidiane Lima/GEA

O Governo do Amapá e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) assinaramum convênio para a compra dos primeiros 44 robôs Açaí Bot na última semana. O equipamento foi criado para modernizar e agilizar a colheita do fruto nas áreas ribeirinhas, com gestão administrativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Além de aumentar a produção, a tecnologia atua na segurança do trabalho no campo. Os robôs reduzem o risco de acidentes e combatem o trabalho infantil, já que automatizam o esforço físico mais pesado. A inovação também promove a inclusão das mulheres, que passam a operar o sistema com facilidade e protagonismo na colheita.

“Essa tecnologia significa uma colheita mais eficiente, o que gera mais emprego e renda. Queremos que o agricultor prospere em sua terra com a dignidade de uma economia forte e moderna”, destacou a secretária da SDR, Beatriz Barros.

Leia também: Açaí é reconhecido por lei como fruta nacional

Recursos para a produção do robô

amapá açaí bot
Secretária da SDR, Beatriz Barros e o ministro Waldez, junto com os servidores do Desenvolvimento Rural para lançamento do robô. Foto: Foto: Lidiane Lima/GEA

Os recursos do MIDR fazem parte do plano federal de desenvolvimento para a Amazônia. Os robôs serão distribuídos em polos estratégicos, como Santana, Mazagão e o Arquipélago do Bailique, fortalecendo as cooperativas de base tecnológica no Amapá.

“Estamos unindo a preservação da floresta à alta produtividade. A entrega desses robôs é um pilar central para desenvolver o setor de forma sustentável na Amazônia”, enfatizou o ministro do MIDR, Waldez Góes.

O próximo passo será o repasse das máquinas para as cooperativas agroextrativistas. Todo o processo terá monitoramento dos técnicos da SDR para garantir o uso correto e coletar dados sobre os benefícios da tecnologia para a agricultura familiar.

Açaí com a mesma qualidade

Para o empresário Reinaldo Santos, um dos desenvolvedores do robô, a máquina garante a qualidade do fruto desde a palmeira.

“Não é apenas mecanizar, é usar a inovação para aumentar o desempenho no campo e consolidar o Amapá como referência em bioeconomia inteligente”, pontuou.

O empresário, Reinaldo Santos, compõe a equipe que desenvolveu o equipamento. Foto:  Lidiane Lima/GEA

Com o uso da robótica, a produção ganha escala industrial, permitindo que o açaí amapaense chegue ao mercado internacional com mais força, servindo de modelo de inovação para toda a região amazônica.

*Com informações da Agência Amapá de Notícias

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Corrida Phelippe Daou: fisioterapeuta dá dicas de como se preparar para a corrida em Roraima

Fisioterapeuta alerta para riscos de lesões durante corridas e orienta sobre preparo físico, escolha do tênis, aquecimento e hidratação para quem vai participar da prova no dia 31 de janeiro.

Leia também

Publicidade