Ministério do Meio Ambiente inclui novos municípios em lista de monitoramento de desmatamento

Municípios do Pará, Amazonas, Acre e Roraima estão na lista

O Ministério do Meio Ambiente incluiu novas localidades na lista de municípios prioritários para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento no Bioma Amazônia.

De acordo com a portaria publicada no dia, (13), de janeiro, no Diário Oficial da União foram incluídos os municípios de Feijó e Sena Madureira, no estado do Acre, de Humaitá, no estado do Amazonas, os municípios de Jacareacanga, Medicilândia, Rurópolis e Trairão, no estado do Pará, e Rorainópolis, no estado de Roraima.

No texto, há também o retorno da cidade de Peixoto e Azevedo da lista de monitoramento e controle do desmatamento para a lista de ação prioritária para a prevenção do desmatamento. E Rondon do Pará, passa a integrar a lista de municípios com desmatamento monitorado.

Essas duas listas, criadas por decreto em 2007, estabelecem que cidades da Amazonia Legal que tenham aumento da taxa de desmatamento em 3 dos últimos 5 anos entrem na lista de municípios para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento. As cidades que estão nesta lista sofrem sanções como restrição de crédito rural a produtores, por exemplo.

Para serem incluídos na outra lista, a de cidades com desmatamento e controle monitorado, os municípios precisam manter a taxa de desmatamento anual abaixo do limite estabelecido em portaria do Ministério do Meio Ambiente, e os municípios dessa lista deixam de sofrer sanções.

Essas listas são atualizadas periodicamente de acordo com fiscalização por meio de satélites do Inpe e de ações do Incra e do Ibama. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade