Grupo se une para empurrar balsa de 15 toneladas até rio no Acre; confira o vídeo

A mobilização foi para ajudar o freteiro Francisco das Chagas de Lima, mais conhecido como ‘Chagão’, a colocar a nova embarcação na água.

A frase ‘juntos somos mais fortes’ nunca fez tanto sentido. Na cidade do Jordão, interior do Acre, a força de 70 homens fez toda a diferença na hora de empurrar uma balsa de 15 toneladas até as águas do Rio Tarauacá.

A mobilização, registrada no dia 26 de novembro, foi para ajudar o freteiro Francisco das Chagas de Lima, mais conhecido como ‘Chagão’, de 37 anos, a colocar a nova embarcação na água. Quinze toras de madeira colocadas ao longo de 200 metros nas margens do rio facilitou a balsa chegar até o rio.

O jornalista Kezio Araújo gravou o momento em que os moradores empurram a embarcação sob o comando de Luiz Meleiro, um dos mobilizadores. “1,2,3, já. Bora, até lá. Vai”, grita Meleiro.

As imagens mostram o grupo de homens fazendo força e empurrando a embarcação ao longo dos 200 metros. Além de amigos e conhecidos de Chagão, membros de uma igreja evangélica e da União do Vegetal. “Sem a força desse pessoal, não tinha como levar a balsa até a água”, celebrou.

Foto: Kézio Araújo/Arquivo pessoal

Chagão trabalha com embarcações desde os 15 anos. Ele transporta combustível, mercadorias, encomendas, alimentos e diversos outros produtos. A nova balsa foi construída há 30 dias e custou mais de R$ 40 mil.

“Moro há uns 14 anos no Jordão e trabalho com esse pessoal, me ajudam muito também, no que eu puder ajudar, ajudo. Transporto também as coisas para eles de graça, tenho amizade com o pessoal”, contou.

Um dos mobilizadores do mutirão foi o sargento Franciney Batista. Ele contou que Chagão é uma pessoa muito querida na cidade e todos queriam ajudar. “É um cara muito conhecido nessa região do Rio Tarauacá. Começamos a mobilizar para fazer isso na tarde de domingo. Colocamos a madeira verde pra facilitar a deslizar, o pessoal estava em uma animação”, relembrou.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade