Conheça 5 tipos de plantas encontradas na Amazônia que ajudam no tratamento capilar

Desde queda de cabelo a redução da caspa, as plantas podem auxiliar no tratamento e hidratação dos fios.

O cabelo é uma das principais partes do corpo que envolvem diretamente a estética e a autoestima das pessoas. Para que o cabelo se mantenha saudável, é preciso fazer alguns tratamentos e ter cuidados para que eles se mantenham bonitos.

O Portal Amazônia conversou com a pesquisadora Alzira Oliveira, do Projeto Manjericão, para nos ajudar a listar plantas que auxiliam no tratamento capilar e podem ser encontradas na Amazônia. Confira:

Alecrim 

O Alecrim (Rosmarinus officinalis L.) é da família da Lamiaceae e pode ser utilizado no tratamento de caspa e queda de cabelo. No caso da caspa, é recomendado que suas folhas e flores sejam usadas no banho.

No caso de queda de cabelo, o recomendável seja que usado o óleo do Alecrim in natura na área do couro cabeludo. 

Foto: Reprodução/Pixabay

Amor Crescido 

Também conhecido como ‘flor de seda’, o Amor Crescido (Portulaca pilosa L.) é uma planta do gênero Portulacaceae usada no tratamento de quedas de cabelo, no qual suas hastes e folhas são usadas em forma de sumo, no qual a planta é triturada em um pilão ou liquidificador até que se consiga retirar todo o líquido da planta.

Foto: Reprodução/BioDiversity4All

Babosa ou Aloe Vera

Da família da Xanthorrhoeacea, a Babosa, popularmente conhecida como Aloe Vera (Aloe vera (L.) Burm. F.) é uma das plantas mais usadas no tratamento capilar e provavelmente a mais conhecida. Suas folhas podem ser utilizadas para auxiliar no cuidado de tratamentos capilares, caspa e hidratação. 

Em união com as plantas, arruda e catinga de mulata, o banho ajuda na redução e combate da caspa. No uso de sumo, é retirado a baba da folha, que auxilia na hidratação dos cabelos e nos tratamentos capilares diversos.

Foto: Reprodução/Pixabay

Capim Santo

Se você está precisando de uma ajuda para queda de cabelo, o Capim Santo pode ajudar. Também conhecido como ‘Capim cheiroso’, ‘Capim marinho’ e ‘Capim limão’, o nome científico é Cymbopogon citratus (DC.) Stapf. 

Também é muito usado no tratamento capilar por meio da decocção ou infusão, no qual a planta é fervida junto com a água e os compostos benéficos são extraídos durante a fervura.

Foto: Divulgação

Urtiga

A Laportea aestuans (L.) Chew, popularmente conhecida como Urtiga, é da família Urticaceae. Sua raiz é comumente usada no tratamento de caspa, durante a realização do banho.

Foto: Reprodução/Pixabay

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Subnutrição severa em crianças Yanomami preocupa pesquisadores

Equipe do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp alerta para riscos da condição em artigo publicado no portal da revista Nature Medicine.
Publicidade

Leia também

Publicidade