Manaus 30º • Nublado
Domingo, 05 Dezembro 2021

Conheça 5 plantas que ajudam a diminuir o açúcar no sangue

O excesso da ingestão de alimentos que contém açúcar, como doces, gorduras saturadas, carboidratos refinados e alimentos processados, podem ser a causa do desenvolvimento ou agravamento da diabetes, que se caracteriza pelo excesso crônico de açúcar no sangue. A doença, apesar de poder ser estabilizada, não possui cura.

Apesar disto, uma pessoa que é diagnosticada com diabetes pode apresentar níveis controlados de açúcar no sangue. Existem algumas plantas que funcionam como remédios naturais para controle da diabetes. Isso porque possuem propriedades hipoglicemiantes, que atuam no controle do açúcar no organismo.

O Portal Amazônia apresenta cinco chás com essas plantas, que ajudam na estabilidade da doença. Confira a seguir: 

 1. Chá de pata-de-vaca (Bauhinia forficata)

A pata-de-vaca é uma planta medicinal que pode ser encontrada em regiões tropicais. Possui uma proteína que atua de forma semelhante a insulina no corpo. 

Além do potencial hipoglicêmico, têm sido sugeridas atividades antioxidantes e de melhorias para o fígado.

Como fazer: Adicionar 2 folhas de pata de vaca e 1 xícara de água em uma panela e deixar ferver por alguns minutos. Deixe repousar, coe e beba ainda morno 2 vezes por dia.

Foto: Reprodução/Internet

 2. Chá de Carqueja (Baccharis trimera)

A carqueja tem ação antidiabética ajudando a manter a glicemia controlada. Além disso ajuda a diminuir a pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico.

Como fazer: Colocar 10 gramas de carqueja em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Tomar até 3 xícaras por dia.

Foto: Reprodução/Internet

3. Chá de canela (Cinnamomum verum)

A canela ajuda o organismo a utilizar o açúcar fazendo com que o açúcar presente no sangue diminua.

Como fazer: Colocar 3 paus de canela e 1 litro de água numa panela e deixar ferver por alguns minutos. A seguir, tapar a panela e esperar amornar, beber o chá várias vezes ao dia.

Foto: Reprodução/Internet

 4. Chá de sálvia (Salvia officinalis)

A sálvia contribui para o controle da glicemia no sangue, ajudando no controle da diabetes. Seus antioxidantes trabalham para neutralizar compostos nocivos chamados radicais livres.

Como fazer: Colocar 2 colheres de folhas secas de sálvia em 250 ml de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Tomar até 2 vezes por dia.

Foto: Reprodução/Internet

5. Chá de melão-de-são-caetano (Momordica)

O melão-de-são-caetano tem ação hipoglicemiante, o que significa que baixa a glicemia sanguínea naturalmente.

Como fazer: Colocar 1 colher de sopa das folhas secas de melã-de-são-caetano em 1 litro de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, coe e beba ao longo do dia.

Foto: Reprodução/Internet

Fruta amazônica com propriedades hipoglicemiantes

Foto: Reprodução/Internet

 Além desta variedades de plantas citadas acima, o Portal Amazônia traz um bônus e entrevistou o médico Euler Ribeiro, que atua há mais de 50 anos e ressalta que os chás de ervas medicinais favorecem a hidratação e a diminuição da taxa de glicose no sangue. Além disso, faz um alerta sobre uma fruta amazônica com essas propriedades hipoglicemiantes: O cubiu (Solanum sessiliflorum).

"Tem um fruto à semelhança do tomate e esse fruto, que pode ser encontrado na feira, é o cubiu. Comprovadamente, com pesquisas científicas, o cubiu é hipoglicemiante. Se tomar chá de cubiu, duas, três vezes por dia, você pode equilibrar sua taxa de açúcar no sangue", relata o médico.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários: 2

EDIR SANTOS JUAREZ em Terça, 14 Setembro 2021 10:57

reportagens muito boas, interessantes e informativas sobre chás, moro em Macapá, Ap. e estou interessado em um especialmente é sobre o chá da casca de pracaxi, quero saber como fazer e pra que serve? Ficarei muito grato se for atendido.

reportagens muito boas, interessantes e informativas sobre chás, moro em Macapá, Ap. e estou interessado em um especialmente é sobre o chá da casca de pracaxi, quero saber como fazer e pra que serve? Ficarei muito grato se for atendido.
João Pinto em Terça, 14 Setembro 2021 22:28

Li a matéria, e achei legal o assunto.
Vocês têm alguma publicação sobre ateromatose aortoilíaca? Recentemente fui diagnosticado dessa doença.

Li a matéria, e achei legal o assunto. Vocês têm alguma publicação sobre ateromatose aortoilíaca? Recentemente fui diagnosticado dessa doença.
Visitante
Domingo, 05 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/