Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Portal Amazônia comemora 18 anos como pioneiro na divulgação de notícias da região

Portal Amazônia comemora 18 anos como pioneiro na divulgação de notícias da região
O Portal Amazônia completa 18 anos nesta sexta-feira (5). Ele começou lá em 2001, ainda na segunda geração da internet, como promissor da web na Amazônia. O Portal continua atuante e sendo o principal veículo de internet temático do Grupo Rede Amazônica.
 
Foto: Arquivo Pessoal


O objetivo do Portal é lembrado no livro "História da Rede Amazônica", escrito pelo pelo historiador e diretor do Instituto Cultural da Fundação Rede Amazônica, Abrahim Baze. O autor conta que, além do slogan de lançamento "Internet ficou verde", o portal já nasceu comprometido com o melhor da Amazônia.


"O Portal nasce de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento feito pela Fundação Rede Amazônica e a IBM, e tem a proposta, desde o início, de levar ao internauta notícias e informações de qualidade sobre a região amazônica. Foram muitos dias de coleta de informações sobre a região e digitalização de milhares de imagens, para disponibilizar diariamente notícias de cada Estado da região Norte, do Brasil e mundo", relata o escritor. 


Foto: Arquivo Pessoal
A chefe de reportagem da Rede Amazônica Manaus, Andreza Lifsitch, começou a carreira de jornalista no Portal Amazônia, e lembra que fazer parte da equipe naquela época foi essencial para seu desenvolvimento.

"O Portal Amazônia foi pioneiro com a internet, especialmente no Norte do Brasil. Ter participado e colaborado com esse desenvolvimento foi um aprendizado ainda maior pra mim. Aprendemos e evoluímos muito com esse pioneirismo. Olhar para trás me deixa ainda mais convicta de que os meios digitais têm muito o que contribuir para o mundo", conta Andreza.
Foto: Arquivo Pessoal


O gerente de Conteúdo e Entretenimento da Rede Amazônica, Isaac de Paula, atuou no Portal como coordenador de conteúdo e lembra que um dos marcos no tempo em que passou foram os prêmios conquistados.


"O Portal ajudou a escrever muitos momentos da história recente da região. Esse jornalismo de olhar a Amazônia, com um olhar de dentro da Amazônia, de quem vive aqui e entende que a Amazônia é relevante não só pra cá, mas também para o mundo, permitiu que o Portal se posicionasse de uma forma relevante na cobertura jornalista que faz. Não à toa os prêmios tanto de jornalismo científico quanto de regionais, que foram conquistados ao longo dos anos, não só no Amazonas, mas em outros estados, como o Milton Cordeiro, do Amapá. Sempre com pautas contundentes que tentavam explicar a Amazônia, o nosso olhar para o jornalismo científico sempre foi o exercício de buscar as respostas, motivos pela curiosidade no intuito de entender a região, a dinâmica interna e a relação com seu povo. Enquanto os demais portais se preocupavam com factual e ambiental, tínhamos a ousada missão de fazer jornalismo digital especializado em Amazônia, e de forma não baseada em hard news, treinou um olhar para entender os movimentos que se desenvolvem ao redor da região", conta Isaac.

  
Foto: Arquivo Pessoal


Com a base da redação em Manaus, e apoio de todas as praças do Grupo Rede Amazônica, nos estados do Amapá, Acre, Roraima, Rondônia, Pará e Brasília, o Portal Amazônia reúne notícias de cotidiano, factual, esportes, educação e assuntos focados na região Amazônica, incluindo a internacional. O Supervisor de Jornalismo do Portal, Victor Cruz, ressalta que o compromisso com a notícia relevante para região é um trabalho realizado diariamente pela equipe.

“A região amazônica é muito rica em biodiversidade. O povo que vive nela valoriza as suas particularidades e também luta pra preservar o que tem por aqui. O nosso trabalho, diariamente, é apresentar a Amazônia para o mundo e despertar nele a vontade por conhecê-la e preservá-la, além de ser uma fonte de notícias confiável para manter as pessoas informadas sobre o que acontece na região”, pontua.
Foto:Arquivo Pessoal


Além das notícias, o Portal reúne a opinião de vários especialistas em temas relacionados à Amazônia, como história, turismo, economia, trânsito, culinária, animal, e outros temas.


“A contribuição de articulistas para o Portal é fundamental pois apresenta uma visão especializada sobre as riquezas da nossa região e dá voz a profissionais que desejam compartilhar seu conhecimento sobre a região. Além de notícias e reportagens, o leitor tem acesso a artigos sobre gastronomia, economia, biodiversidade, dentre outros”, destacou.

 

Foto: Arquivo Pessoal

Amazônia de A a Z


O Amazônia de A a Z é uma enciclopédia que reúne centenas de palavras relacionadas à região. O internauta tem acesso rápido a significados de inúmeros termos, que são recorrentes na Amazônia.
Foto: Jullie Pereira/Rede Amazônica

Sobre

O Portal Amazônia é um portal de notícias pertencente ao Grupo Amazônia Cabo. Lançado em 5 de julho de 2001, está entre as principais referências sobre o tema Amazônia na internet e notícias relacionadas a estados da Amazônia Legal e Internacional. Interação com a equipe e sugestão de pautas podem ser enviadas para o e-mail: >





Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/