Alerta: dez peixes-bois foram resgatados este ano e preocupa pesquisadores

Décimo filhote de peixe-boi da Amazônia é resgatado para ser reabilitado pela equipe do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). O animal foi encontrado na malhadeira por pescadores da comunidade Rebojo do município Careiro da Várzea, interior do Amazonas e levado neste domingo (5) ao instituto.

O peixe-boi foi resgatado pela Polícia Ambiental do Amazonas. Com este filhote, contabilizam 10 animais recebidos pelo instituto e que encontram-se sobre os devidos cuidados por veterinários, biólogos e tratadores. Além destes, o berçário do Parque Robin Best ainda possui mais cinco filhotes também em processo de reabilitação.

Foto: Divulgação

Segundo o veterinário Anselmo d´Affonseca o número de filhotes resgatados provenientes de emalhe é preocupante. “A maioria dos filhotes que ficam presos nas malhadeiras foram encontrados saudáveis, e isso é indício que a mãe estava por perto”, diz explicando que nessas situações o melhor a fazer é devolver o filhote aos rios.

“É importante saber que os animais encontrados debilitados devem ser resgatados para receber os devidos cuidados, animais magros e muito machucados devem ser levados imediatamente para o instituto, mas quando o filhote está com a aparência saudável, sem cortes, ele deve ser devolvido aos rios imediatamente”, alerta do veterinário.

Cartilha ensina como liberar filhotes de peixe-boi capturados acidentalmente

Uma das vertentes do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), é a produção de materiais de apoio sobre diferentes temas e levar estes materiais informativos para colônias de pescadores e comunidades do Amazonas.

Segundo o diretor-executivo da Ampa, Ricardo Romero, o Projeto realiza visitas em colônias de pescadores e comunidades para falar sobre a problemática da caça ilegal, sobre o programa de Reintrodução e também como liberar filhotes de peixes-bois capturados acidentalmente.

“Além dessas ações pretendemos fazer parcerias com órgãos ambientais dos municípios do Estado do Amazonas para potencializar a divulgação, principalmente, da cartilha que auxilia passo a passo como deve ser feito a soltura dos filhotes em casos de emalhe”, comenta o diretor.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade