Ação visa melhoria da trilha de moutain bike de Parque em Roraima; saiba como participar do voluntariado

O ato ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril de 2022 no Parque Nacional do Viruá, que está localizado em Caracaraí, distante 190 km de Boa Vista, sentido BR-174

Estão abertas as inscrições para selecionar voluntários que vão atuar em um projeto de melhoria da trilha mountain bike do Parque Nacional do Viruá, no Sul de Roraima. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) serão 35 vagas de voluntariado.

A ação ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril de 2022 no parque, que está localizado em Caracaraí, distante 190 km de Boa Vista, sentido BR-174. Os voluntários atuarão para compactar a pista, adequando o trajeto e diminuindo os buracos e raízes que possam dificultar o uso do circuito.

Foto: Divulgação/ICMBio

Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para o ngi.roraima.usopublico@icmbio.gov.br com o assunto Voluntariado. Após isso, será disponibilizado um link para preenchimento do formulário.

A seleção é feita por meio da Área Temática de Uso Público e Negócios. A analista ambiental Havana Maduro Viana, responsável pela visitação do parque, informou que o intuito do ICMBio em Roraima é atrair o segmento de ciclismo como uma das modalidades de visitação do parque, por isso querem melhorar a trilha.

“Construímos um circuito de aproximadamente 7 km percorrendo diferentes ambientes florestais para que o praticante dessa atividade desportiva possa contemplar toda a natureza que o parque oferece, além de fortalecer a apropriação das unidades de conservação pela sociedade. Para a finalização do circuito, pensamos no voluntariado como uma forma participativa de envolver os interessados nesse esporte.”

O acesso ao Parque Nacional do Viruá ocorre pela BR-174, sentido Manaus. De Boa Vista são 190 km até a entrada da Estrada Perdida, onde há uma placa de sinalização do parque. O visitante segue 7km de estrada de terra até chegar à sede. Todo o caminho é sinalizado. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade