Portal Amazônia responde: existe esquilo na Amazônia?

Os esquilos são animais que muitas pessoas veem como “fofinhos” e “ligeiros” que, geralmente, aparecem em filmes e séries norte-americanas.

Para muitas pessoas eles são fofinhos e ligeiros. Geralmente, o primeiro contato dos brasileiros com esses animais é através das telas de cinema ou de TV. Afinal, quem nunca viu um filme que se passa no Central Park, em Nova York, e se deparou com os esquilos. Estima-se que existam aproximadamente 279 espécies diferentes de esquilos, distribuídos na maioria das regiões terrestres do planeta. Mas será que existem esquilos na Amazônia?

A resposta é sim. E, recentemente, o Museu da Amazônia (MUSA), em Manaus (AM), postou uma foto de um esquilo que transita na área da instituição. É o quatipuru (Sciurillus pusillus), que ocorre em partes restritas da Floresta Amazônica e é o menor esquilo encontrado no Brasil.

Quatipuru passeia pelo MUSA. Foto: Vanessa Gama/MUSA

O quatipuru habita as copas das árvores nos estratos mais altos da floresta e se alimenta de pequenos frutos e resinas extraídos das plantas. Possui hábitos diurnos e pode viver sozinho ou em pequenos grupos familiares. Deslocam-se rapidamente em cima das árvores, na vegetação rasteira e sobre o solo, passando muitas vezes despercebido aos olhares humanos devido sua agilidade.

Ele é conhecido por fazer seus ninhos com as fibras de algumas espécies de envira (Eschweilera sp.). Seus predadores são cobras, iraras, quatis e aves de rapina. O quatipuru raramente é caçado e tolera a fragmentação florestal devido à pequena área que ocupa por seu porte reduzido e seus hábitos alimentares. 

Confira este outro flagrante, também no MUSA, em 2016:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade