Universitários criam jogo de tabuleiro inspirado em lendas da Amazônia

Alunos do curso de Design da Faculdade Fucapi, em Manaus, criaram um jogo de tabuleiro inspirado em lendas amazônicas. O foco do ‘Caminhando nas Lendas‘ é a aprendizagem lúdica sobre a cultura regional. O produto foi desenvolvido a partir de um trabalho acadêmico sob a orientação da professora Marcella Farias.
De acordo com a professora, o projeto teve início a partir de um trabalho acadêmico realizado por alunos do terceiro período do curso na disciplina de ‘Projeto de mídias interativas’. “A proposta era criar um jogo de tabuleiro, com temática livre, que utilizasse o Design Thinking como metodologia de desenvolvimento e os princípios do design emocional para criar uma relação diferenciada com o público-alvo do produto”, explica. 
Foto: Divulgação
O Design Thinking é uma forma de abordagem tomada do campo do design e adaptada às empresas e corporações. Em tradução literal, o termo significa “pensamento do design”, ou “pensar como designer”.
Segundo uma das alunas que desenvolveu o jogo, Jennyfer Oliveira, o objetivo do jogo é proporcionar a interação, por meio do contato pessoa-pessoa, a partir de um desafio em tabuleiro, resgatando valores culturais amazônicos. A ideia é promover diversão, alegria e fascinação pelos vários elementos que podem compor este universo em particular.
“Desenvolver este projeto proporcionou a aplicação dos conhecimentos adquiridos na disciplina de forma prática, além da compreensão das problemáticas e o encontro de possíveis soluções, e a realização de testes para validar a eficácia e eficiência do jogo com seus usuários”, completa a estudante.
Como funciona o jogo
O tabuleiro contém uma ‘trilha’ onde os aventureiros enfrentam perigos e passam por testes até chegar ao glorioso final. Durante a partida, o jogador se depara com imagens que fazem referências ao verde das florestas, cestarias tipicamente indígenas, lendas, embarcações que cortam os rios e florestas no jogo e trechos de histórias. O protótipo do jogo é composto por embalagem, tabuleiro, cartas, pinos e outras peças complementares e o manual de instruções.
Participação em Congresso
A experiência do desenvolvimento do jogo gerou o artigo científico ‘Caminhando nas Lendas: uso do design thinking para desenvolvimento de jogo de tabuleiro cultural’, que será apresentado pela professora Marcela e pela aluna Jennyfer, na 12ª edição do P&D – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, em Belo Horizonte nos dias 04 a 07 de outubro de 2016 pelas duas autoras do trabalho.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

256 indígenas são empossados em 2025; saiba quantos são da Amazônia Legal

Eleições municipais de 2024 registraram um aumento de 8% de candidatos indígenas eleitos em relação ao pleito de 2020.

Leia também

Publicidade