‘Temporada de Boi-Bumbá’ é alternativa após cancelamento do Carnaboi em Manaus

Tradicional festa que mistura Carnaval e Boi-Bumbá, em Manaus (AM), o Carnaboi foi cancelado pelo Governo do Estado do Amazonas neste ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8) após uma reunião realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com os representantes e artistas dos bois Garantido, Caprichoso, Garanhão, Corre-campo e Brilhante.

Carnaboi une carnaval e boi-bumbá em Manaus. Foto: Reprodução/Facebook-Governo do Estado do Amazonas

Na reunião, a proposta de realizar uma ‘Temporada de Boi-bumbá’ no Teatro Amazonas, com shows quinzenais, integrando as comemorações dos 120 anos da casa e 20 anos da Secretaria de Cultura foi a alternativa aceita. Segundo o Governo há ainda a possibilidade de gravação de CD e DVD.

Com recepção positiva dos artistas de cada boi-bumbá, a solução apresentada pelo secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, mostrou-se a mais viável diante do cenário econômico. “É de conhecimento geral a crise econômica enfrentada a nível nacional. Pensando nisso, a nossa ideia é uma mudança no formato da festa, para que ela continue tendo todo o brilho e magia que sempre teve, e sendo uma opção a mais para o turista, como um verdadeiro carnaval fora de época”, afirmou.

Ainda de acordo com Braga, realizar a ‘Temporada de Boi-bumbá’ no Teatro terá um custo menor e mais viável para o Estado. “Nós já temos uma estrutura boa no Teatro Amazonas, e lá os bois poderão fazer o que acharem melhor. Um show aberto, a gravação de um DVD, a gravação de um CD. Isso vai ficar a cargo de cada boi, e nós cederemos a estrutura e teremos a preocupação de pagar o cachê para o artista, isso se ele não quiser vender ingressos. Se o artista vender ingressos para o show, a renda é dele”, completou.

Alternativas positivas

O cantor Prince do Boi, que integra o rol de artistas do Boi Caprichoso, aponta que a secretaria sempre apresenta alternativas positivas para a realização de eventos para a população. “Nós, artistas, entendemos a crise pela qual o país inteiro está passando, inclusive o Governo do Estado. Acredito que a temporada de Boi-bumbá no Teatro tem tudo para dar certo, e esperamos que no ano que vem, a situação melhore e que o nosso Carnaboi volte com todo o seu esplendor”, ressaltou.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Novo grupo de indígenas isolados no Amazonas está sem proteção há mais de um ano

Funai não publica portaria de restrição de uso nem monta base para monitorar isolados; empresa madeireira e de exploração de gás e óleo atuam na região.

Leia também

Publicidade