Primavera dos Museus discute Festa do Divino Espírito Santo em Palmas

Dando continuidade a programação da 11ª Primavera dos Museus em Palmas, o Memorial Coluna Prestes promoveu, nesta terça-feira (26) apresentação cultural, palestras e lançamento de livro. O evento segue até sexta-feira, (29).  

Tradição em todo Estado, a Festa do Divino Espírito Santo foi destaque no segundo dia do evento. O grupo tradicional de Silvanópolis Mensageiro do Divino Espírito Santo abriu as atividades com uma apresentação musical que trouxe as principais cantigas do festejo.

Em seguida, a gestora pública e jornalista Suzana Barros ministrou palestrou sobre a Festa do Divino Espírito Santo de Natividade. Ela falou sobre a sua riqueza cultural, história e apresentou as diversas etapas da festa. “Uma característica peculiar da Festa do Divino de Natividade é que ela dura praticamente o ano inteiro”, contou durante a palestra. 

Foto: Divulgação
Em seguida o doutor Severino Alves de Lucena Filho ministrou uma palestra com tema O Folkmarketing na comunicação organizacional. Ele mostrou como as comunidades que trabalham com a Festa do Divino Espírito Santo podem usar o folkmarketing para beneficiar a própria festividade.  “Empresas públicas e privadas podem se utilizar desses elementos culturais populares para darem visibilidade aos seus produtos e serviços”, explicou.

O ponto alto do evento foi o lançamento do livro “Festa junina em Portugal: marcas culturais no contexto do Folkmarketing”.  De autoria de Lucena Filho, o livro conta como a evolução e mudanças culturais sofridas pela sociedade deram às festas tradicionais objetivos mercadológicos, institucionais e turísticos.

A programação foi uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Tocantins (Abrajet-TO), o Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Silvanópolis, Arquidiocese de Palmas e a Paróquia do Divino Espírito Santo.

Primavera

Com o tema Museus e suas Memórias, a 11ª Primavera dos Museus tem por objetivo destacar a importância de se valorizar a memória institucional e sua repercussão nas diferentes perspectivas sociais. O evento é uma parceria entre a Seden e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). 

Programação

A programação segue nesta quarta-feira (27) no Palacinho, com contação de histórias, por Janine Souza, da Brinquedoteca do Hospital Infantil, às 9h; e oficina de origami, às 15h. 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade