Oficina de Direção em Manaus é promovida em parceria com a Canne

Foto: Ingrid Anne/Manauscult 

Produtores de audiovisual de Manaus terão uma opção de oficina para complementar o currículo e ajudar na carreira. Trata-se da oficina de Assistência de Direção, promovida pela Direção de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco, através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne). A oficina é em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e segue com inscrições abertas até dia 27 de novembro.

Elemento essencial na realização de projetos audiovisuais, o assistente de direção é responsável pela costura das relações entre direção, elenco, produção e equipe técnica, assim como pela organização das etapas de pré-produção e filmagem. No curso será trabalhada a atuação em algumas etapas do filme: análise de roteiro, seleção de elenco, elaboração do plano de filmagem, análise técnica, pesquisa de locações, decupagem, ensaios, dinâmica de set, ordens do dia, relações entre departamentos, direção de figuração. A Oficina será realizada de 5 a 10 de dezembro, no Les Artistes Café Teatro, localizado na Avenida Sete de Setembro, n°.377, no Centro.

A oficina será ministrada pelo diretor Marcelo Caetano. “A partir de discussões, exemplos e experiências práticas, entenderemos as funções clássicas do assistente de direção, mas também nos debruçaremos sobre as mudanças que vem ocorrendo em direção a processos de trabalho mais coletivos e horizontais”, disse.

No total serão disponibilizadas 25 vagas. A oficina, que terá carga horária de 45h será voltada para profissionais, professores, estudantes de comunicação, artes e audiovisual. O curso será realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h e no sábado das 8h às 13h. Confira o Edital completo.

Sobre o instrutor

Marcelo Caetano nasceu em Belo Horizonte, trabalha como diretor, assistente de direção e produtor em curtas e longas-metragens e em programas de televisão. Foi diretor assistente do longa-metragem “Tatuagem” (PE/2013) dirigido por Hilton Lacerda, melhor filme pelo júri e crítica no Festival de Gramado e melhor filme pela crítica e público no Festival do Rio. Trabalhou como assistente de direção nos filmes “Depois da Chuva” de Claudio Marques e Marilia Hughes (BA/2013) melhor ator e roteiro no Festival de Brasília, exibido nos festivais de Rotterdam e Bafici; “Filmefobia” de Kiko Goifman (SP/2008) melhor filme no Festival de Brasília e exibido no festival de Locarno; “Origem e Destino” (CE/2013) de Armando Praça; “Valeu Boi” (PE/finalização) de Gabriel Mascaro; “Prometo um dia deixar essa cidade” (PE/finalização) de Daniel Aragão.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade