Obra une poesia e fotografia em romance gay ambientado na Amazônia

A Amazônia é o cenário para o amor de uma cabocla e uma negra, no livroCom amor, Amazonas‘. O lançamento literário reúne a poesia de escritora carioca Isabela Meggiolaro e fotografias do jornalista amazonense Leandro Tapajós em uma narrativa que aborda sobre o amor livre, preconceito, machismo, imigração haitiana, empoderamento feminino e valorização da cultura amazônica. A obra está disponível na versão impressa e em formato de e-book, e pode ser adquirida pela internet.

Isabela também escreveu o livro ‘Maria Casadevall – A dramaturgia dos meus versos’, lançado em São Paulo, em 2014. Sobre a nova obra, ela afirma que não é só uma obra que fale de amor. “É uma obra que fala de Brasil e de problemas que estão há anos mascarados. A luta da mulher envolve muito sangue, muita história. Hoje a mulher ainda ganha menos que o homem. A igualdade é falsa na nossa sociedade. Por que uma empresa de 100 funcionários só tem dois negros? As pessoas criam justificativas para o preconceito delas. Eu vi no livro um caminho para tentar dar voz a essas pessoas, que ficam em silêncio”, declarou Isabela.  

Isabella e Jéssica Stephens foram as modelos para o ensaio. Foto: Leandro Tapajós/Cedida

Segundo a escritora, a ideia de criar ‘Com amor, Amazonas’ nasceu durante viagem pelo estado do Amazonas, quando se encantou com a cultura regional. A natureza local a inspirou a criar a história contada no novo livro. Ela se interessou sobre a cultura indígena e se impressionou com a presença de imigrantes haitianos no Amazonas contemporâneo.Artes integradas

O livro nasceu com a ideia de misturar assuntos e artes. A escritora e atriz mergulhou fundo na história e deu seu rosto e interpretação à personagem principal, a cabocla Amazonas. Já a haitiana Daniella foi encarnada pela cantora, Jéssica Stephens, que participou da edição 2016 do reality The Voice Brasil. Ambas encenaram o amor das personagens em um ensaio fotográfico produzido pela relações públicas Katiúscia Monteiro e fotografado pelo artista e jornalista Leandro Tapajós. O resultado do ensaio serviu como ilustração para a obra.

Para Jéssica, além de amor, a história contada pelo texto e encenada nas imagens trata principalmente de respeito. Ela, que é noiva do também cantor Elias Moreira, aceitou o desafio de encenar uma personagem lésbica em um ensaio artístico e carregado de poesia.

“O ‘Com Amor, Amazonas’ é mais que uma história de amor, é uma história de resistência e luta. Uma luta que é de muitos: índios, negros, imigrantes, gays. Nos ensina sobre o significado de empatia e respeito. Pra mim é uma honra fazer parte desse trabalho tão belo que enaltece o amor e a arte”, disse a cantora.      

Cenário inspirador 

O Porto de Manaus, a Praia da Ponta Negra, Praia Dourada e casas flutuantes de ribeirinhos que vivem na orla da capital amazonense foram alguns dos cenários que serviram de locação para o ensaio. Imagens que unem detalhes, expressões faciais e paisagens amazônicas foram resultado do trabalho, assinado por Tapajós, que também lançará o livro “50 Kilos Depois”, pela editora Gregory, de São Paulo, no final de março deste ano.

“Quando fui convidado para participar do projeto, aceitei na hora. A ideia de misturar artes e pessoas é algo que me agrada. A poesia existe por meio de letras, sons e imagens. Esse livro é um grande exemplo disso. Também é muito bom saber que a Amazônia inspira artistas daqui e nascidos em outros locais”, disse Tapajós.  

Grupo reunido durante ensaio fotográfico. Foto: Leandro Tapajós/Cedida

Formato Para a escritora, a escolha de publicação em formato e-book possibilita a divulgação da literatura de forma democrática, a preços acessíveis para pessoas de todo o mundo. “Existem possibilidades no mercado editorial de você colocar seu trabalho sem preconceito algum. É uma responsabilidade maior com a literatura.  Eu vi na auto publicação um caminho para que minha obra ficasse acessível. A internet está ai para isso”, acredita Isabela.A obra está disponível em várias livrarias online, que distribuem publicações para mais de 180 países, entre elas: Clube de autores, Agbook e Amazon. A página de divulgação do livro já conta com mais de 2,2 mil curtidas no Facebook. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade