Os cinéfilos cuiabanos já podem comemorar. Entre os dias 5 e 8 de outubro, vários títulos que ainda estão sendo exibidos em circuitos alternativos, e outros que ainda nem foram lançados em DVD, integram a programação da Mostra Vitrine Cinema Brasileiro, no Cine Teatro, localizado na Avenida Getúlio Vargas – Jardim Eldorado, Várzea Grande.
As sessões ocorrem às 17h30 e 19h30 com entrada franca. A Mostra idealizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Cine Teatro, é um projeto do entusiasta do cinema brasileiro, Juarez Compertino, aliado à Vitrine Filmes, responsável pela distribuição de produções aclamadas pelo público e crítica, como Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho e Hoje eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro.
Confira a programação:
5 de outubro – Quarta-feira
Filme: Califórnia
Horário: 17h30
Horário: 17h30
O ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades; tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará definitivamente sua forma de ver o mundo.
Filme: Futuro do Pretérito: Troipicalismo Now!
Horário: 19h30
Um olhar do século 21 para um dos movimentos culturais mais importantes da história brasileira. A produção traz um mix de entrevistas, shows, intervenções artísticas e atores em pequenos esquetes. Uma intersecção dos contextos social e artístico de 68 com o atual. Ynaiã Benthroldo, Ney Hugo e Bruno Kayapy são entrevistados. Eles participaram do show Futurível, de Gilberto Gil.
6 de Outubro
Filme: Três Tipos de Medo
Horário: 17h30
Após a prisão de um traficante, três pessoas têm que encarar seus medos em uma das localidades mais violentas do Brasil, a cidade de Cuiabá. Inspirado em um fato verídico.
Três Tipos de Medo – Trailer from Plano B Filmes on Vimeo.
Filme: Crítico
Horário: 17h30
Primeira experiência em longa-metragem do cineasta Kleber Mendonça Filho (“ O Som ao Redor”, “Aquarius”). O documentário reúne cerca de 70 críticos e cineastas, entrevistados no Brasil e no exterior, que discutem o cinema a partir do conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico.
Filme: O Último Cine Drive-In
Horário: 19h30
O jovem operário Marlombrando precisa levar sua mãe, Fátima, para fazer um exame médico em Brasília. O que seria uma breve viagem se torna uma longa batalha no terceiro maior hospital público do país. Sem ter a quem recorrer, Marlombrando precisará reencontrar seu pai, Almeida, ausente há muitos anos. Dono do Cine Drive-in de Brasília, Almeida insiste em manter vivo um tipo de cinema que já não atrai mais espectadores como na década de 70.
7 de Outubro
Filme: Beira-Mar
Horário: 17h30
Horário: 17h30
Em um final de semana de inverno, Martin e Tomaz se hospedam em frente ao mar do litoral gaúcho, onde o primeiro tem de pegar um documento com parentes distantes. Eles são amigos, mas nessa viagem talvez descubram que podem ser algo mais.
Filme: Permanência
Horário: 19h30
Ivo é um fotógrafo pernambucano que viaja a São Paulo para fazer sua primeira exposição individual. Ele aceita o convite da ex-namorada Rita para se hospedar na casa dela. Mas hoje, Rita já está casada com outro homem, e Ivo também deixou um amor em sua cidade natal. A proximidade entre eles desperta sentimentos antigos.
8 de Outubro
Filme: Mundo Animal
Horário: 17h30
Horário: 17h30
Mundo caos. Mundo verme. Mundo laico. Mundo sujo. Mundo animal. O documentário foca a exposição de título homônimo do artista plástico Gervane de Paula, narrado pelo próprio de uma maneira livre. Uma mistura de sentidos que desperta as angústias, as inquietudes e as paixões do artista.
Filme: Aura
Horário: 17h30
Horário: 17h30
Laura, uma imigrante argentino-brasileira, vaga pelas ruas de Nova York noite após noite atrás da luz e do glamour das celebridades. O filme a segue, adentrando as festas mais exclusivas da cidade pela porta dos fundos. Ao fim de cada noite, Laura volta para seu quarto minúsculo, onde ela esconde sua pobreza e produz sua imagem de diva.
Filme: Sinfonia da Necrópole
Horário: 19h30
O filme se passa na cidade de São Paulo, onde a rotina do aprendiz de coveiro Deodato muda quando uma nova funcionária chega ao cemitério. Juntos, eles devem fazer o recadastramento dos túmulos abandonados, mas estranhos eventos fazem o aprendiz questionar as implicações em se mexer com os mortos.
Filme: Mãe Só Há Uma
Horário: 21h15
A vida do adolescente Pierre vira de cabeça pra baixo quando ele recebe uma denúncia e é obrigado a fazer um teste de DNA. Após o resultado, ele descobre que sua mãe não é sua verdadeira mãe e é obrigado a trocar de família, de nome, de casa, de escola… e de gênero?