Esta será a primeira vez que a Banda Sinfônica do Amazonas fará um concerto ao ar livre. Em média 75 instrumentistas nos naipes de palhetas, metais, cordas e percussão prometem embalar o público com um concerto sinfônico dinâmico, popular e cheio de surpresas no decorrer da apresentação, conforme adianta o maestro Marcelo Vieira.
“É uma satisfação imensa participar deste importante evento. O concerto será sem dúvida especial para nós envolvidos, pelo fato de ser ao ar livre e ser a grande oportunidade de apresentar nosso trabalho a população amazonense pela primeira vez. O público pode esperar um concerto dinâmico, acessível e super agradável”, afirma o maestro.
Jazz nacional e internacional
O grupo Abner Viana e Quinteto, composto por Abner Viana no saxofone, Rodrigo Andrade na Guitarra, Anderson Farias no piano, Marcelo Figueiredo no contrabaixo elétrico e Anderson Cerdeira na bateria também abrilhantará a noite, sendo uma das principais atrações do evento.
A banda fará um show de standard jazz, levando composições de autores como Herbie Hancock – pianista e compositor norte-americano considerado um dos mestres do jazz – e também de compositores brasileiros, como um dos principais nomes do estilo samba-jazz brasileiro, J.T Meirelles. As composições próprias também fazem parte do repertório.
Como líder, Abner Viana desenvolve trabalhos experimentais entre o Jazz, a Música Erudita e a Música Brasileira. Já dividiu palco com diversos artistas de calibre nacional e internacional, tais como Guilherme Arantes, Daniel Barry, Dennis Haldane, Daniel D’Alcântara, Ed Sarath, Frank Sinatra Jr. e Orquestra, entre outros nomes importantes.
Exposição de carros antigos
Dentre as inúmeras atrações culturais, gastronômicas e artísticas da Feira do Paço, uma exposição de carros e motocicletas antigas também promete encantar o público. Pelo menos 30 carros de cinco clubes da capital serão destaque no evento, que começa a partir das 16h.
Os Opalas, Landaus, Impalas Americanos e o modelo queridinho dos brasileiros, o famoso Fusca, sempre chamam atenção dos visitantes, sejam apaixonados por automóveis ou não. É o que afirma Climário Cabral de Mesquita Filho, vice-presidente do Fusca Clube de Manaus. “É muito importante poder mostrar ao público essas relíquias que fizeram sucesso em suas épocas e saber que o público amazonense também curte essas maravilhas”, diz.
O Fusca Clube de Manaus, Clube dos Carros Antigos, Clube Opala, Clube dos quadrados e Moto Clube se reunião durante a exposição. Para Climário, o povo brasileiro, no geral, gosta de exposições automobilísticas e em Manaus não seria diferente. “O bom é que o povo vai nas exposições sabendo que tem explicações sobre os carros antigos, com as histórias de cada modelo ”, ressalta.
Feira do Paço
A maior feira de rua gratuita da cidade reúne artistas e empreendedores dos mais diversos setores da economia criativa. Ao todo, 40 expositores que se inscreveram no site do Instituto Amazônia, que promove o evento, oferecerão seus produtos e serviços ao público. Além da exposição de carros antigos, a feira ao ar livre conta também com uma ampla e diversificada área gastronômica, espaço infantil, além de uma nova área: o espaço geek.
O evento é realizado em um dos pontos turísticos mais importantes, onde encontra-se o Marco Zero de Manaus, composto de prédios históricos e ruas em paralelepípedo, patrimônio cultural da cidade. Durante a programação, o Museu Paço da Liberdade, no prédio histórico que já abrigou o Governo Provincial e Republicano , estará aberto para visitação.