Eventos públicos exaltam a cultura do Amazonas

Durante o ano ocorrem muitos eventos em todo Brasil. Mas para organizá-los, como o carnaval, aniversários dos bairros, festas folclóricas, aniversário da cidade, Natal, Ano Novo e os pequenos realizados por moradores é necessário a autorização dos órgãos competentes para que o mesmo transcorra da forma segura e satisfaça a necessidade dos seus organizadores e das pessoas que vão prestigiá-los. 
Seja de pequeno, médio ou grande porte, a cidade e o Estado contam com duas esferas organizadoras de eventos. No caso de Manaus, a responsável é a  Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult) e do Estado, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Na esfera municipal, por exemplo, o idealizador do evento precisa solicitar autorização dos órgãos ligados à prefeitura: a  Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para montagem de palco, som, iluminação e banheiros;  Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) para fechamento de vias;  Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) no caso de essa via ser usada para transportes públicos;  Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), para autorizar o uso de som. E também dos essenciais, como saúde, da  Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e segurança, das polícias civis ou militares. 
Atualmente, 500 eventos são apoiados pela PMM em uma parceria com sociedade civil, que conta com participação de mais de 3.500 pessoas. Sobre a organização de eventos, o diretor de eventos da ManausCult, Dyego Monzaho, explica que é preciso avaliar dois pontos, o sentido conceitual e territorial. “Isso acontece porque entendemos que diversos projetos acontecem o ano inteiro com
 várias linguagens como música, dança e teatro. Também há diversas manifestações que precisam estar em todas as zonas da cidade como Natal, Ano Novo, e Aniversário da Cidade”, aponta.
Monzaho ressalta que as ações da prefeitura, para uma boa organização de eventos, é atender o turista que vem à cidade de Manaus. “Nesse ponto, podemos ver o Carnaval, Festivais e os que já estão no calendário da cidade como o Boi Manaus, o Aniversário da Cidade e o projeto Passo a Paço de Natal, que têm finalidades de promover e elevar o turismo da nossa capital”, disse ele, ao apontar que o Réveillon, o próprio Aniversário da Cidade (Boi Manaus) e o projeto Passo a Paço são os maiores eventos que demandam uma grande organização da Secretaria.
Réveillon
Para o final do ano, a ManausCult está preparando o tradicional Réveillon em quatro pontos da cidade: Ponta Negra (zona Oeste), Viver Melhor (zona Norte), Shopping T4 (zona Leste) e na área de lazer do Amarelinho, no Educandos (zona Sul). “Para o Natal de 2017, temos o projeto Natal no Paço, com apresentações de corais, artistas, inauguração da árvore e a gastronomia food truck, que vai acontecer nos próximos dias 15, 16 e 17 de dezembro”, finaliza o diretor. 
Eventos do Governo
Já o governo do Estado coordena e organiza, através da SEC, eventos com a parceria dos órgãos públicos estaduais, municipais e privados, para proporcionar aos locais e turistas, segurança e infraestrutura necessárias nesse eventos festivos, ou seja, um contínuo processo que divulga a música, a cultura e a história do povo amazônida. O Carnaval no Estado conta com uma programação diversificada como os tradicionais Concursos de Fantasias Adulto e Infantil, o Baile Infantil, o Desfile das Escolas de Samba, o apoio às Bandas Carnavalescas, o Carnaval dos municípios e a maior expressão cultural do nosso povo –o Carnaboi, com as toadas dos Bumbás Garantido e Caprichoso.
O Festival Amazonas de Ópera que consolidou o Programa de Música Erudita e Artes do Amazonas, colocando definitivamente o Estado no estreito e selecionado circuito dos espetáculos líricos nacionais e internacionais; o Festival de Jazz, com o objetivo de promover o Estado do Amazonas e incluir a capital no roteiro dos grandes festivais internacionais do gênero. Em parceria com a Aprodam (Associação de Profissionais de Dança do Amazonas), o Festival Amazonas de Dança procura contemplar as diferentes leituras da dança contemporânea.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: o que são os ecótonos?

No Brasil, os ecótonos desempenham um papel vital na conservação da biodiversidade e nos processos ecológicos em larga escala.

Leia também

Publicidade