Dois quadrinistas do Estado do Pará criaram uma crowndfunding para concretizar o projeto Esquadrão Amazônia, grupo de super-heróis inspirados na cultura da Amazônia. A HQ será lançada na Comic Con Experience 2016, que vai acontecer de 01 a 04 de dezembro, em São Paulo. Mas, para isso, os idealizadores precisam de R$16 mil até o dia 20 de setembro e contam com os leitores de quadrinhos para isso.
O grupo de super-heróis inspirados em conceitos e lendas da Amazônia foi criado em 2000, como peça publicitária, pelos paraenses Joe Bennet e Alan Yango, e ilustrada por Allan Patrick e Márcio Loerzer. Os personagens fizeram sucesso, mas o contrato com a empresa foi encerrado e de lá pra cá o projeto ficou parado por causa de trabalhos realizados, pelos criadores, nos Estados Unidos. Agora, após apelos dos fãs, eles resolveram retomar a iniciativa.
O dinheiro será usado para fazer a impressão da revista, que terá 40 páginas, capa cartonada, formato 17×26 centímetros e impressa em cores. A iniciativa está dando certo e alcançando o público-alvo. Cerca de 80% do valor já foi arrecadado, mas o projeto ainda precisa de apoio. Quem ajudar, pode receber recompensas que vão desde a primeira edição do quadrinho até cartazes autografados, chaveiros e camisetas.
Na opinião de Yango, personagens nacionais não são valorizados pelas grandes editoras e através do financiamento coletivo é possível chegar a um público mais seleto. “Existe um público que gosta de quadrinhos mesmo. Eles são os grandes apuradores da comunidade e eles conseguem enxergar a qualidade que nossos artistas tem”, explica.
Um dos objetivo da HQ também é provocar reflexão sobre a produção de arte na Amazônia. “Esse é um momento propício e nós esperamos que esse quadrinho possa refletir, mesmo que de maneira ficcional, a realidade e as características que são encontradas na nossa região”, diz.
Cobrança
Nos últimos 16 anos a comunidade fã de quadrinhos, principalmente dos mais alternativos, questionou Joe sobre uma nova história dos heróis amazônicos. Neste ano, ele e Alan se reencontraram e resolveram retomar o antigo projeto. A história narra as aventuras de heróis amazônicos uma bionave alienígena atacar a Amazônia brasileira.
O ponto inicial da história é quando o herói Maximus tenta combater os extraterrestres que saem da nau alienígena, mas é derrotado. No entanto, outros indivíduos, dotados de poderes extraordinários e que vivem no anonimato decidem se revelar, unindo forças para deter a ameaça que ronda o planeta. Surge então o Esquadrão Amazônia.