“O pós-parto é sempre um momento delicado e sair de casa pode ser um desafio. E é nessa fase da vida, em que a mulher está muito carente de diversão, que o CineMaterna tira essa mãe de casa e a leva para o cinema, mas sempre junto de seu bebê, que muitas vezes ainda mama e precisa de sua companhia. O CineMaterna conhece profundamente esse universo e promove o retorno dessas mulheres à vida social, proporcionando entretenimento e cultura. No cinema, elas desfrutam de um momento de alegria e relaxamento”, afirma uma das colaboradoras do CineMaterna, Karina Campo.
A sessão em Manaus está sendo programada para proporcionar um ambiente amigável para mães e bebês, com som do filme e ar condicionado suaves, sala levemente iluminada e tapete emborrachado para os nenéns que já andam ou engatinham. Haverá também trocadores dentro da sala de exibição, equipados com fraldas, pomadas e lenços umedecidos – que podem ser usados gratuitamente –, bem como um ‘estacionamento’ de carrinhos de bebês. Mães voluntárias vão recepcionar o público e estarão prontas para ajudar em caso de necessidade.
O filme em exibição está sendo escolhido pelas próprias mães por meio de enquete no site da Associação CineMaterna. Para votar, basta fazer o cadastro.
Mundo pós parto
“O compromisso número um do CineMaterna é promover o resgate social da mãe por meio da cultura. Queremos ajudar essas mulheres a tirar o pijama e a se aventurar para além do consultório do pediatra. Queremos que elas descubram que, sim, o mundo continua igual lá fora e elas podem fazer parte dele com o seu bebê nos braços. Por isso, estamos muito felizes que o CineMaterna esteja chegando a Manaus”, enfatiza Taís Viana, que junto com Irene Nagashima, fundou o CineMaterna, em 2008.
CineMaterna
O CineMaterna nasceu em 2008, quando um grupo de mulheres se reuniu e partiu para o cinema mais próximo com seus bebês “a tiracolo”. Assim surgiu a iniciativa que promove sessões de cinema especialmente dedicadas às mães que têm filhos de até um ano e meio e queiram recomeçar a rotina de passeios, mas sem precisar deixar os bebês aos cuidados de terceiros.
A iniciativa está presente nas principais salas de cinema do país e é pensada para fortalecer o vínculo mãe e filho, proporcionando a elas uma oportunidade de retornar à vida cultural e criar uma nova rotina saudável, de lazer, integração e convívio social. As salas são adaptadas, visando o conforto das mães e dos bebês.
As mães podem se cadastrar e votar nos filmes que querem assistir, bem como ter mais informações pelo site, onde estão disponíveis galeria de fotos, depoimentos e a programação de filmes para o mês.