Cidades do Pará terão encontros regionais de bibliotecas

A Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais e a Fundação Bill & Melinda Gates, vão colocar em prática a segunda fase do projeto ‘Tô na Rede’, a partir do mês de março. Nos últimos dias 25 e 26 de janeiro, a diretora de Leitura e Informação da FCP, Giselle Arouck, e o secretário executivo do Sistema de Bibliotecas Estaduais, Guilherme Relvas, foram ao instituto, em São Paulo, para dar inicio ao planejamento da ação.
Nessa ocasião ficou definida a execução de um projeto que visa fortalecer a rede de bibliotecas no interior, a partir de encontros regionais entre as bibliotecas públicas, em seis polos do Estado. No fim do ano, o III Encontro Estadual ocorrerá em Belém, arrematando o trabalho de articulação e discussões sobre o papel da biblioteca pública enquanto vetor de fortalecimento da educação e cidadania.

Foto: Reprodução/Agência Pará
O projeto “Tô na Rede” surgiu em 2014, quando a Fundação Bill & Melinda Gates identificou a Biblioteca Pública Arthur Vianna, da FCP, como uma das três bibliotecas no Brasil que poderiam receber investimentos em capacitação tecnológica e mapeamento territorial e de demandas voltado aos funcionários. Os seis grandes encontros regionais de bibliotecas terão ainda oficinas de capacitação, além das discussões e painéis para troca de experiências.

“A biblioteca pública é um espaço de convergência cultural do município que precisa evoluir para ser um espaço dinamizador de informação e cultura. Deixemos de lado o modelo tradicional que tínhamos antes. Esses espaços devem ser vistos e apropriados pelo cidadão para que ele venha a se tornar uma pessoa melhor, capaz de compreender pelo conhecimento e leitura o papel de transformador da sociedade”, diz Giselle Arouck.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Ministério da Saúde anuncia que vai ampliar número de médicos no Território Yanomami

Processo seletivo visa contratar 400 profissionais de saúde entre ginecologistas, obstetras, médicos da família, pediatras, infectologistas, socorristas, sanitaristas, entre outros.

Leia também

Publicidade