Eurico (Dan Stulbach) revelou os segredos da irmandade para Valentina (Lilia Cabral). Claro que a traição não passa despercebida por Gabriel (Bruno Gagliasso) e, assim que descobre tudo, o guardião-mor expulsa o prefeito da irmandade. Sendo assim, é preciso encontrar um substituto.
Nos próximos capítulos de O Sétimo Guardião, Eurico fica desolado e procura Padre Ramiro (Ailton Graça) para se confessar. O clérigo fica tão perplexo com a história que vai tirar satisfação com Gabriel. Sem acreditar nas boas intenções do rapaz, o Padre volta para a igreja e é surpreendido com um incêndio.
O sacerdote escapa ileso, mas acredita que o acidente foi obra da irmandade secreta. Durante um novo encontro com Gabriel, Ramiro o acusa de tentativa de assassinato. “Eurico me entrega tudo sobre a tal sociedade secreta ou sei lá o que é. Eu falo com você, volto pra igreja e começa o fogo! Eu desmaio não sei como e quase asso vivo, com uma ferida na testa que não sei de onde saiu! Se isso não foi um aviso, uma ameaça, então foi o quê?”, afirma.
Gabriel diz que tudo foi uma coincidência. “Eu entendo que tudo isso tenha lhe deixado transtornado. Mas o padre não pode esquecer um detalhe: a Irmandade é do bem!”, garante o jovem.
“Força superior pra mim só existe uma: é Deus! Diante Dele, vocês com essa história de Irmandade, não passam de charlatães!”, rebate o padre.
Vendo a incredulidade de Ramiro, Gabriel faz um convite. “E se eu lhe provar, de modo que não reste a menor dúvida, que o senhor está errado?”. Desconfiado, o Padre aceita e segue com Gabriel até o casarão. O anfitrião desce as escadas com o convidado e o leva até a fonte.
Mas que coisa mais espantosa é essa?”, exclama Ramiro. “O tesouro que protegemos… E sobre o qual, até que chegue o dia da revelação, precisamos manter segredo. Ainda acha que tem alguma coisa de maldade nisso?”, questiona Gabriel.
Padre Ramiro não entende por que Gabriel lhe mostrou o segredo, e o rapaz conta qual a sua intenção. “Com a saída do prefeito, a Irmandade ficou com um lugar de guardião vago… E eu quero que o senhor assuma o posto.”