Ver-o-Rio: uma das melhores vistas de Belém

O espaço alia contemplação à natureza com a praticidade na utilização do espaço urbano.

A orla de Belém (PA) é extensa, mas historicamente ocupada por indústrias, galpões e portos particulares. Ela é banhada pelo Rio Guajará, um dos principais afluentes do Pará com o qual a população estabelece uma relação íntima e simbólica. Porém, algo faltava para deixar a região ainda mais atrativa. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Belém

Erguido em 1999, o Ver-o-Rio se tornou um dos principais atrativos turísticos de Belém. No decorrer do tempo, o espaço ficou abandonado e sem a manutenção adequada, porém ganhou reparos para que a população não perdesse o complexo.

Sabe a melhor parte do Ver-o-Rio? A vista. O espaço está localizado as margens da baía do Guajará no bairro do Umarizal, próximo ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Foto: Divulgação/Prefeitura de Belém

O complexo surgiu do projeto ‘Ver-o-Rio, Janelas Abertas para as Águas’, criado com o objetivo de proporcionar um turismo contemplativo e acesso livre a orla da baía. O espaço alia contemplação à natureza com a praticidade na utilização do espaço urbano. 

Da orla, as pessoas tem acesso a comidas típicas, shows musicais, cultural e paisagem da ilha do Combú. O complexo conta com barracas de comidas típicas, bares, um palco, playground, calçadão de pedra portuguesa e um marégrafo (aparelho que mede o nível da maré).

E aí? Você conhece o local? Que outros locais pela Amazônia sugere para um passeio?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Óleo extraído de árvore típica de Tepequém tem potencial para combater mosquito da malária

Estudo publicado em revista internacional mostra que extrato da Trattinnickia burserifolia elimina larvas do mosquito em até 48 horas. Pesquisadores destacam potencial para novos métodos de controle da doença na Amazônia.

Leia também

Publicidade