Cachoeira da Neblina. Foto: Reprodução/Tripadvisor
Amadas por uns, detestadas por outros: é inegável que as trilhas são para quem gosta de exercícios físicos intensos e conhecer paisagens únicas em uma verdadeira imersão. As trilhas são atividades que podem auxiliar tanto no bem-estar físico quanto mental.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
No interior do Amazonas, em Presidente Figueiredo, é possível unir banhos de cachoeira e caminhadas em trilhas que chegam a até 12 quilômetros de distância, somando ida e volta pela trilha.
Leia também: Caminhos do Rio Negro: trilhas turísticas unem quatro municípios no Amazonas
De acordo com o sócio proprietário da agência Figueiredo Turismo, Wesley Henrique, existem quatro principais trilhas na cidade das cachoeiras:
Cachoeira das Orquídeas: 2 km
Na segunda rotatória do município de Presidente Figueiredo sentido Boa Vista, deve-se pegar a Rua Padre Caleri (AM-240), prosseguir por 2,6 km até o Parque Municipal Cachoeira das Orquídeas. Adentrando o parque, basta seguir pelos 2 quilômetros da trilha.

Caverna Maroaga e Gruta da Judeia: 3 km
Ainda partindo da segunda rotatória sentido Manaus – Boa Vista, o turista deve acessar a AM-240, a mesma que dá acesso à Cachoeira das orquídeas, e seguir 6,6 km e seguir para a direita na Avenida da Onça Pintada por mais 500 metros e a partir daí entrar na trilha que leva a esses dois símbolos do município.

Cachoeira Sussuarana: 4 km
Também com acesso pela rodovia AM-240, deve-se percorrer 84,5 km até o Distrito de Balbina, mais especificamente na pista de Balbina, que marca o início da trilha para a Cachoeira Sussuarana.

Cachoeira da Neblina: 6 km
Assim como as três cachoeiras anteriores, o acesso para a Cachoeira da Neblina parte da AM-250, seguindo 51,3 km, antes de chegar no Distrito de Balbina. O ponto de referência para a trilha é a Comunidade São Miguel.

A excursão pelas trilhas que levam até as cachoeiras deve ser feita somente na presença de um guia ou agência de turismo com Cadastur atualizado. O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos pertence ao Ministério do Turismo e pode ser acessado aqui.