Novas rotas turísticas de Tocantins foram sancionadas pelo Governo. Fotos: Reprodução/Gettyimages
O estado do Tocantins ganhou oficialmente duas novas rotas turísticas: Capim Dourado e Serras Gerais. As leis 15.274/25 e 15.275/25, sancionadas no fim de novembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reconhecem os roteiros e abrem caminho para ampliar ações de promoção, estruturação e investimentos.
A coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, ressalta que a medida fortalece destinos tocantinenses.
“Com a rota oficialmente instituída, o Ministério do Turismo passa a ter base legal para intensificar ações de promoção do destino, além de estruturar trilhas, parques naturais e iniciativas de turismo de base comunitária”, explica Fabiana.
Leia também: “Ouro de Tocantins”: você sabia que o capim dourado não é um capim?

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O reconhecimento das rotas turísticas amplia a visibilidade do estado, contribui para a atração de investimentos e ajuda a valorizar, de forma sustentável, as riquezas naturais e culturais que marcam o estado.
Rota do Capim Dourado
Com o reconhecimento, municípios como Mateiros, São Félix do Tocantins, Ponte Alta, Novo Acordo, Almas e Lagoa do Tocantins ganham novas condições para fortalecer vocações naturais e ampliar o turismo baseado na cultura e na tradição locais.
Rota das Serras Gerais
O novo circuito, que abrange os municípios de Dianópolis, Arraias, Taguatinga e Natividade, fortalece o ecoturismo e impulsiona a preservação ambiental e cultural de uma das regiões mais exuberantes do estado.
Leia também: Novo patrimônio cultural de Palmas: conheça o Mirante do Limpão
*Com informações do Ministério do Turismo
